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Tipo: Dissertação
Título: PRÁXIS DO ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA: PERSPECTIVAS DE NOVOS OLHARES EM FORMAÇÃO
Autor(es): COELHO, ELISÂNGELA MADEIRA
Primeiro Orientador: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Primeiro membro da banca: Marlow, Sérgio Luiz
Segundo membro da banca: Pinel, Hiran
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Resumo: O estudo aborda o caminho histórico do Ensino Religioso, ao qual, por muito tempo fora atribuído a função de preservação do patrimônio cultural doutrinário de denominações religiosas. O ensino da religião com suas normas, costumes e doutrinas é função de cada tradição religiosa e não da escola pública. O Ensino Religioso, reconhecido pelo Ministério da Educação como disciplina do conjunto das dez áreas do conhecimento, visa, entre outros objetivos, proporcionar ao educando o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no contexto em que vive. Cabe à escola enquanto lugar de trânsito de culturas, de encontro, de relações com múltiplas diversidades, socializar o conhecimento historicamente produzido pela humanidade, entre eles, o religioso, com sua riqueza de identidades, linguagens, símbolos e valores, promovendo a liberdade religiosa dos cidadãos, disponibilizando saberes e práticas de todas as culturas, tradições/grupos religiosos e não religiosos. Entende-se, pois que tal ensino só poderá ser instrumento da construção cidadã a partir de um modelo que privilegie o fenômeno religioso como acontecimento humano. Busca-se demonstrar a dimensão pedagógica da religião, para tanto, estuda-se o currículo e a formação do professor de Ensino Religioso como forma de verificar se há necessidade de cursos de formação para habilitação específica e pedagógica de docentes, para que o componente curricular de Ensino Religioso possa receber o seu devido tratamento epistemológico, pedagógico e metodológico em nossas escolas.
Resumo Alternativo: The study addresses the historical path of Religious Education, who long he had been assigned the task of preserving the cultural heritage of doctrinal religious denominations. The teaching of religion with its norms, customs and doctrines is a function of each religious tradition and not public school. Religious Education, recognized by the Ministry of Education as a subject in all the ten areas of knowledge, aims, among other objectives, to provide the student knowledge of the basic elements that make up the religious phenomenon, from the religious experiences perceived in the context in which they live. Is the school as a place of transit of cultures , meeting , relationships with multiple diversities , socialize knowledge historically produced by mankind , including the religious, with its wealth of identities , languages , symbols and values , promoting the religious freedom of citizens , providing knowledge and practices of all cultures , traditions / religious and non-religious groups . It is understood therefore that such teaching can only be an instrument of citizen construction from a model that privileges the religious phenomenon as a human event. Seeks to demonstrate the pedagogical dimension of religion, therefore, we study the curriculum and teacher education religious education as a way to check if there is need for specific training courses and educational qualification of teachers so that the curricular component Religious Education can receive your due epistemological, methodological and pedagogical treatment in our schools.
Palavras-chave: Ensino Religioso. Identidade. Diversidade. Formação de professores.
Religious Education. Identity.Diversity. Teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/154
Data do documento: 13-Ago-2014
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