Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/150
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Ronaldo de Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, José Mário-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee2Filho, Jose Adriano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee3Cavalcante, Ronaldo de Paula Cavalcante-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.creatorSILVA, EDILENE GUIMARÃES BATISTA DA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2741789028815745pt_BR
dc.date.accessioned2018-09-06T18:40:37Z-
dc.date.available2013-12-11-
dc.date.available2018-09-06T18:40:37Z-
dc.date.issued2013-12-11-
dc.identifier.citationACOFOREC, Associação Colombiana para Formação Religiosa Católica. O potencial religioso da criança. [tradução Ricardo Souza de Carvalho]. São Paulo: Paulinas, 2008. ALENCAR, Gedeon. Assembleia de Deus: Origem, Implantação e Militância (1911-1946). São Paulo: Arte Editorial, 2010. ANDRADE, Claudionor Corrêa. Manual do superintendente da escola bíblica dominical. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus,2000. ARIES, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: LTC, 1981. AZEVEDO, Israel Belo. A Celebração do Individuo: A formação do pensamento batista brasileiro. Piracicaba: Editora Unimep; São Paulo: Êxodo, 1996. BÍBLIA, Português. Bíblia sagrada. Versão João Ferreira de Almeida: Rio de Janeiro. Ed. Kings Cross Publicações, 2006. BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990,e legislação correlata. Estatuto da Criança e do Adolescente — ECA . 7ed. Brasília: 2010. BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CEB nº 5, de 17de dezembro de 2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil. Diário Oficial da União, 18 dez. 2009b. Seção 1, p.18. CALVANI. Carlos Eduardo B. A educação no projeto missionário do protestantismo no Brasil. Paraná: Revista Pistis Praxis, v.1, n1. 2009. CAVALCANTI. Robinson. Cristianismo e política: teoria bíblica e prática histórica. São Paulo: Vinde, 1988. CAVALCANTI. Robinson. A Utopia Possível. Em busca de um cristianismo integral. Viçosa.MG: Ultimato Ltda, 1993. ELIAS, B. V. Inovação americana na educação do Brasil. Nossa História. São Paulo: 2005. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FRESTON, Paul. Breve História do Pentecostalismo. In: ANTONIAZZI, Alberto et al. Nem Anjos nem Demônios: interpretações sociológicas do pentecostalismo. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. FREUD, S. O ego e o id. ESB. Rio de Janeiro: Imago, 1980. FREUD, S.Escritores criativos e devaneios ( M.A.M.Rego,Trad ) Em J. Salomão (org.),Edição standard brasileira de obras completas de Sigmund Freud ( Vol, 9,P 142-160).Rio de Janeiro: Imago. ( original fabricado em 1908) 87 GALVÃO, Maria Ermantina. Prefácio. In: DESCARTES, René. Discurso do Método. [Tradução Maria Ermantina Galvão]. São Paulo: Martins Fontes, 1996. GASPARIN, João Luiz. Comênio ou da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos. Campinas, São Paulo: Papirus, 1994. GEORGE, Sherron K. Igreja Ensinadora / Fundamentos Bíblicos Teológicos e Pedagógicos da Educação Cristã. São Paulo: LPC Publicações, 1993. GONDIM, Ricardo. É proibido. O que a Bíblia permite e a igreja proíbe. São Paulo: Editora Mundo Cristão, 2010. GUEDES, Adriane Ogêda. A psicogênese da pessoa completa de Henri Wallon: Desenvolvimento da comunicação humana nos seus primórdios. Disponível em http://museudainfancia.unesc.net/. Acesso 06/06/2013. HACK, Osvaldo Henrique. Protestantismo e Educação Brasileira. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2000. HAUCK, João Facundes et al. A Igreja no Brasil no século XIX: Segunda época. 3ªed. São Paulo: Paulinas; Petrópolis, RJ, Vozes, 1992. KIDDER, Daniel Parish. Reminiscências de viagens e permanências nas Províncias do Norte do Brasil: compreendendo noticias históricas e geográficas do Império e das diversas províncias. Belo horizonte, MG: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1980. LÉONARD, Émile. G. O protestantismo Brasileiro: estudo da eclesiologia e a história social. [ Tradução Linneu de Camargo Shutzer ]. São Paulo: ASTE, 2002. LONGUINI NETO, Luiz. O novo rosto da missão: os movimentos ecumênicos e evangelical no protestantismo latino-americano. Viçosa, MG: Ultimato, 2002. LÓPEZ GONZÁLEZ, Maria Teresa; LÓPEZ RAMÍRES, Carmen Patrícia. A criança e sua relação com Deus. [Tradução Ricardo Souza de Carvalho]. São Paulo: Paulinas, 2008. MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo: Edições Loyola, 1999. MENDONÇA, Antônio Gouvêa. Protestantismo, pentecostais & ecumênicos: o campo religioso e seus personagens. São Bernardo do Campo, SP: UMESP, 1997. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. MUKHINA, V. Psicologia da idade pré-escolar. São Paulo: Martins Fontes, 1995. NUNES, M. F. R. (2006) “Educação infantil: instituições funções e propostas”. In: Salto para o futuro - o quotidiano na educação infantil. Disponível em www.tvebrasil.com.br. Acessado em 05/08/2013 . OLIVEIRA,Lucia Lippi. O Brasil dos imigrantes. 2º ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2002. OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky Aprendizado e Desenvolvimento Um Processo Sócio- Histórico. São Paulo: Scipione, 1993. 88 PIAGET, Jean. Biologia e conhecimento: ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os processos cognoscitivos. Petrópolis: Vozes, 1996. PIAGET, Jean. O juízo moral. [tradução Elzon Leonardon]. São Paulo: Summus, 1994. PRIEN, Hans - Jurgen. Formação da Igreja evangélica no Brasil: das comunidades teuto-evangélicas de imigrantes até a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Petrópolis, RJ; São Leopoldo, RS: Sinodal. 2001. RAMALHO, J. P. Colégios protestantes no Brasil: uma interpretação sociológica da prática educativa dos colégios protestantes no Brasil no período de 1870 a 1940. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. REALE, Giovanni, ANTISERI, Dario. História da Filosofia: De Freud à atualidade. v.7. São Paulo: Paulus, 2006. REILY, Duncan Alexander. História documental do protestantismo no Brasil. São Paulo: Aste, 1984. ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil. 21ºed. Petrópolis: Vozes, 1998. RONCA. P.A.C. A aula operatória e a construção do conhecimento. São Paulo: Edisplan, 1989. SANDRELLI, Ilinane. A Escolástica como Instrumento de Ensino Filosófico e Literário na Idade Média. Disponível em: http://www.correiodatarde.com.br. Acesso em: 04/09/2013. SER CRIANÇA no início do Século XX não era nada fácil. Disponível em http://www.mdig.com.br/ Metamorfose Digital. Acesso em 05/08/2013. SKLAR,Sérgio.A Pedagogia Freudiana? Disponível em http://www.periodicos.uem.br/ espaço acadêmico. Acesso 06/09/2013. SOUSA, Bertone de Oliveira. Religião e negação da modernidade: a leitura fundamentalista da bíblia nas revistas de escola bíblica dominical da Assembléia de Deus. Disponível em http://www.dhi.uem.br/gtreligiao - acesso em 20/09/2013. TOBIAS, José Antônio. História da educação brasileira. 3ª ed. São Paulo: Ibrasa, 1986. VIEIRA, David Gueiros. O protestantismo, a maçonaria e a questão religiosa no Brasil. 2ª ed. Brasília: UNB, 1980. VYGOTSKY. Lev. S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1984. VYGOTSKY. Lev. S. Pensamento e Linguagem. [ Tradução Jeferson Luiz Camargo]. São Paulo: Martins Fontes, 1993.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/150-
dc.description.abstractThe present work aims to investigate the behavior and the problems of children's apprenticeship of the churches pentecostals and neopentecostais, to know if they are affected by the way as these churches treat several subjects made a list of the ethics, to the excessive rigidity and the prohibition that does to itself regarding child in the school (to forbid it to do physical education, which they announce of cultural events like: carnival, June party, festive mix) influences and / or determine this behavior and these problems. And still, to check the conduct of the parents in front of these prohibitions for part of the church and if this ring to the behavior and to the problems of apprenticeship of the children, presented in the school. The inquiry was done with two groups of children, one, only with children pentecostais/neopentecostais and other with children of historical churches with the purpose of studying and comparing the behaviors and the problems of apprenticeship and checking if same they are tied to the excessive rigidity of the parents, consequently that of the churches, or not. Wordspt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa a pesquisar o comportamento e os problemas de aprendizagem de crianças das igrejas pentecostais e neopentecostais, para saber se são afetadas pela maneira como essas igrejas tratam de vários assuntos relacionados a ética, ao rigor excessivo e a proibição que se faz com relação a criança na escola ( proibir que faça educação física, que participem de eventos culturais como: carnaval, festa junina, festa mix) influencia e/ou determine esse comportamento e esses problemas. E ainda, verificar a conduta dos pais frente a essas proibições por parte da igreja e se esta ligada ao comportamento e aos problemas de aprendizagem das crianças, apresentadas na escola. A pesquisa foi feita com dois grupos de crianças, um, só com crianças pentecostais/neopentecostais e outro com crianças de igrejas históricas com o propósito de estudar e comparar os comportamentos e os problemas de aprendizagem e verificar se os mesmos estão ligados ao rigor excessivo dos pais, por conseguinte aos das igrejas, ou não.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Rosa (estagiario.mestrado@faculdadeunida.com.br) on 2018-09-06T18:40:37Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Edilene Guimarães Batista.pdf: 1261110 bytes, checksum: edfd4f07e18c57a4666a20184be40940 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-06T18:40:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Edilene Guimarães Batista.pdf: 1261110 bytes, checksum: edfd4f07e18c57a4666a20184be40940 (MD5) Previous issue date: 2013-12-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesACOFOREC, Associação Colombiana para Formação Religiosa Católica. O potencial religioso da criança. [tradução Ricardo Souza de Carvalho]. São Paulo: Paulinas, 2008. ALENCAR, Gedeon. Assembleia de Deus: Origem, Implantação e Militância (1911-1946). São Paulo: Arte Editorial, 2010. ANDRADE, Claudionor Corrêa. Manual do superintendente da escola bíblica dominical. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus,2000. ARIES, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: LTC, 1981. AZEVEDO, Israel Belo. A Celebração do Individuo: A formação do pensamento batista brasileiro. Piracicaba: Editora Unimep; São Paulo: Êxodo, 1996. BÍBLIA, Português. Bíblia sagrada. Versão João Ferreira de Almeida: Rio de Janeiro. Ed. Kings Cross Publicações, 2006. BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990,e legislação correlata. Estatuto da Criança e do Adolescente — ECA . 7ed. Brasília: 2010. BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CEB nº 5, de 17de dezembro de 2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil. Diário Oficial da União, 18 dez. 2009b. Seção 1, p.18. CALVANI. Carlos Eduardo B. A educação no projeto missionário do protestantismo no Brasil. Paraná: Revista Pistis Praxis, v.1, n1. 2009. CAVALCANTI. Robinson. Cristianismo e política: teoria bíblica e prática histórica. São Paulo: Vinde, 1988. CAVALCANTI. Robinson. A Utopia Possível. Em busca de um cristianismo integral. Viçosa.MG: Ultimato Ltda, 1993. ELIAS, B. V. Inovação americana na educação do Brasil. Nossa História. São Paulo: 2005. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FRESTON, Paul. Breve História do Pentecostalismo. In: ANTONIAZZI, Alberto et al. Nem Anjos nem Demônios: interpretações sociológicas do pentecostalismo. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. FREUD, S. O ego e o id. ESB. Rio de Janeiro: Imago, 1980. FREUD, S.Escritores criativos e devaneios ( M.A.M.Rego,Trad ) Em J. Salomão (org.),Edição standard brasileira de obras completas de Sigmund Freud ( Vol, 9,P 142-160).Rio de Janeiro: Imago. ( original fabricado em 1908) 87 GALVÃO, Maria Ermantina. Prefácio. In: DESCARTES, René. Discurso do Método. [Tradução Maria Ermantina Galvão]. São Paulo: Martins Fontes, 1996. GASPARIN, João Luiz. Comênio ou da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos. Campinas, São Paulo: Papirus, 1994. GEORGE, Sherron K. Igreja Ensinadora / Fundamentos Bíblicos Teológicos e Pedagógicos da Educação Cristã. São Paulo: LPC Publicações, 1993. GONDIM, Ricardo. É proibido. O que a Bíblia permite e a igreja proíbe. São Paulo: Editora Mundo Cristão, 2010. GUEDES, Adriane Ogêda. A psicogênese da pessoa completa de Henri Wallon: Desenvolvimento da comunicação humana nos seus primórdios. Disponível em http://museudainfancia.unesc.net/. Acesso 06/06/2013. HACK, Osvaldo Henrique. Protestantismo e Educação Brasileira. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2000. HAUCK, João Facundes et al. A Igreja no Brasil no século XIX: Segunda época. 3ªed. São Paulo: Paulinas; Petrópolis, RJ, Vozes, 1992. KIDDER, Daniel Parish. Reminiscências de viagens e permanências nas Províncias do Norte do Brasil: compreendendo noticias históricas e geográficas do Império e das diversas províncias. Belo horizonte, MG: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1980. LÉONARD, Émile. G. O protestantismo Brasileiro: estudo da eclesiologia e a história social. [ Tradução Linneu de Camargo Shutzer ]. São Paulo: ASTE, 2002. LONGUINI NETO, Luiz. O novo rosto da missão: os movimentos ecumênicos e evangelical no protestantismo latino-americano. Viçosa, MG: Ultimato, 2002. LÓPEZ GONZÁLEZ, Maria Teresa; LÓPEZ RAMÍRES, Carmen Patrícia. A criança e sua relação com Deus. [Tradução Ricardo Souza de Carvalho]. São Paulo: Paulinas, 2008. MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo: Edições Loyola, 1999. MENDONÇA, Antônio Gouvêa. Protestantismo, pentecostais & ecumênicos: o campo religioso e seus personagens. São Bernardo do Campo, SP: UMESP, 1997. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. MUKHINA, V. Psicologia da idade pré-escolar. São Paulo: Martins Fontes, 1995. NUNES, M. F. R. (2006) “Educação infantil: instituições funções e propostas”. In: Salto para o futuro - o quotidiano na educação infantil. Disponível em www.tvebrasil.com.br. Acessado em 05/08/2013 . OLIVEIRA,Lucia Lippi. O Brasil dos imigrantes. 2º ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2002. OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky Aprendizado e Desenvolvimento Um Processo Sócio- Histórico. São Paulo: Scipione, 1993. 88 PIAGET, Jean. Biologia e conhecimento: ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os processos cognoscitivos. Petrópolis: Vozes, 1996. PIAGET, Jean. O juízo moral. [tradução Elzon Leonardon]. São Paulo: Summus, 1994. PRIEN, Hans - Jurgen. Formação da Igreja evangélica no Brasil: das comunidades teuto-evangélicas de imigrantes até a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Petrópolis, RJ; São Leopoldo, RS: Sinodal. 2001. RAMALHO, J. P. Colégios protestantes no Brasil: uma interpretação sociológica da prática educativa dos colégios protestantes no Brasil no período de 1870 a 1940. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. REALE, Giovanni, ANTISERI, Dario. História da Filosofia: De Freud à atualidade. v.7. São Paulo: Paulus, 2006. REILY, Duncan Alexander. História documental do protestantismo no Brasil. São Paulo: Aste, 1984. ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil. 21ºed. Petrópolis: Vozes, 1998. RONCA. P.A.C. A aula operatória e a construção do conhecimento. São Paulo: Edisplan, 1989. SANDRELLI, Ilinane. A Escolástica como Instrumento de Ensino Filosófico e Literário na Idade Média. Disponível em: http://www.correiodatarde.com.br. Acesso em: 04/09/2013. SER CRIANÇA no início do Século XX não era nada fácil. Disponível em http://www.mdig.com.br/ Metamorfose Digital. Acesso em 05/08/2013. SKLAR,Sérgio.A Pedagogia Freudiana? Disponível em http://www.periodicos.uem.br/ espaço acadêmico. Acesso 06/09/2013. SOUSA, Bertone de Oliveira. Religião e negação da modernidade: a leitura fundamentalista da bíblia nas revistas de escola bíblica dominical da Assembléia de Deus. Disponível em http://www.dhi.uem.br/gtreligiao - acesso em 20/09/2013. TOBIAS, José Antônio. História da educação brasileira. 3ª ed. São Paulo: Ibrasa, 1986. VIEIRA, David Gueiros. O protestantismo, a maçonaria e a questão religiosa no Brasil. 2ª ed. Brasília: UNB, 1980. VYGOTSKY. Lev. S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1984. VYGOTSKY. Lev. S. Pensamento e Linguagem. [ Tradução Jeferson Luiz Camargo]. São Paulo: Martins Fontes, 1993.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriança, comportamento, aprendizagem, pentecostais, neopentecostais.pt_BR
dc.subjectChild, behavior, apprenticeship, pentecostais, neopentecostais.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA ATITUDE RELIGIOSA NA ESCOLA: Um estudo das características comportamentais e desempenho acadêmico das crianças da educação infantil oriundas de igrejas pentecostais e neopentecostais no âmbito escolar.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Edilene Guimarães Batista.pdfDissertação - Edilene Guimarães Batista1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.