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Tipo: Dissertação
Título: FORMAÇÃO ACADÊMICA PARA A DOCÊNCIA DA DISCIPLINA ENSINO RELIGIOSO DELIBERADA PELOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE
Autor(es): SANTIAGO, EDALZA HELENA BOSETTI
Primeiro Orientador: Santos, Francisco de Assis Souza
Terceiro membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Resumo: A presente dissertação traz uma discussão acerca da formação para o docente da disciplina Ensino Religioso no Ensino Fundamental das escolas da rede pública estadual da Região Nordeste. A LDB 9394/1996 estabelece que esta disciplina é parte do núcleo comum na estrutura curricular das escolas públicas do país. E, a mesma lei deixa claro que a formação dos docentes deve ser em curso de licenciatura para as séries finais do ensino fundamental. Porém, esta legislação não define qual seria a licenciatura para a docência da disciplina ER deixando a decisão a cargo dos sistemas de ensino para deliberarem e definirem sobre essa habilitação. Portanto, o objetivo deste estudo é conhecer através de pesquisa bibliográfica e documental as legislações dos Conselhos Estaduais de Educação da Região nordeste, qual a formação acadêmica/profissional para a docência da disciplina ER nas escolas públicas de sua rede, bem como a oferta desta formação pelas IES. O estudo do tema se justifica mediante a importância da formação para atuação na docência do ER, importante componente curricular, cujo conhecimento ultrapassa os limites da confessionalidade e da interconfessionalidade quando mediados por um profissional apto para tratar dos diversos credos e costumes que constituem uma sociedade, dando suporte para o legado cultural de crenças que permeiam os espaços escolares.
Resumo Alternativo: The present dissertation brings a discussion about the training for the teaching of Religious Education course in Elementary Education from the state public schools of the Northeast region. The LDB 9394/1996 establishes that this subject is part of the common core curriculum structure in public schools. And the same law makes clear that the training of teachers should be ongoing licensure for final grades of primary school. However, this legislation does not define what would be the licensure for teaching the discipline ER leaving the decision in charge of education systems to deliberate and define on this qualification. Therefore, the objective of this study is to know through literature research and document the laws of State Boards of Education in the northeast region, which academic / professional formation for teachers on ER discipline in public schools as well, offering this training by IES . The study of the topic is justified through the importance of forming for teaching activities in the ER, important curriculum component, whose knowledge goes beyond the confessionality and interconfessionality when mediated for a professional fit to tackle the different creeds and customs that constitute the society, providing support to the cultural legacy of beliefs that permeate the school spaces.
Palavras-chave: Ensino Religioso. Formação Docente. Legislação Educacional.
Religious Education. Teacher Training. Educational Legislation.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: ALAGOAS, Governo do Estado. Constituição do Estado de Alagoas. Disponível em: <http://www.gabinetecivil.al.gov.br/legislacao/Constituicao%20do%20Estado%20de%20Alagoas.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2014. ALAGOAS, Conselho Estadual de Educação. Resolução CEE/AL Nº 03/2002. Disponível em: <http://www.educacao.al.gov.br/legislacao-1/resolucoes-e-conselhos/resol_03_2002.doc/view>. Acesso em: 17 ago. 2014. ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1996. BAHIA, Palácio do Governo do Estado. Lei Estadual Nº 7.945/2001. Disponível em: <http://www.edulaica.net.br/uploads/arquivo/LEI%207945%20bahia.pdf> Acesso em: 25 ago. 2014. ______. Conselho Estadual de Educação. Resolução CEE/BA nº 127/97. Disponível em: <www.educacao.ba.gov.br/system/files/.../regimento-escolar-2011_0.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2014. BARBOSA, Rui. Conferência "Plataforma". Teatro Politeama. Salvador, BA In Obras Completas. V. 37, t. 1, 1910. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/149
Data do documento: 12-Dez-2014
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