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Tipo: Dissertação
Título: RELIGIÃO E NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS: MERCADO INDIANO EM FOCO
Autor(es): RANGEL, DANIELE PERISSÉ
Primeiro Orientador: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Segundo membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Terceiro membro da banca: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Resumo: Esta dissertação configura-se como pesquisa bibliográfica, cuja abordagem teóricometodológica é de natureza descritiva. Ela procura responder à seguinte questãoproblema: por se caracterizar como uma religião fundamentalista, cujos adeptos creem nas suas práticas religiosas como verdade absoluta, que conhecimentos e estratégias convêm às relações internacionais desenvolverem para que as negociações comerciais possam fluir com as Índias sem melindrar o hinduísmo indiano? Nesse sentido, seu objetivo é demonstrar a influência das religiões nas negociações mercadológicas, evidenciando-se as principais questões fundamentalistas do hinduísmo religioso a entravarem e desgastarem as relações internacionais. O trabalho inicia-se com um panorama do cenário mercadológico mundial mediante a influência das religiões, caracterizando filosofia de vida como fator de influência na atitude e decisões das pessoas, apresentando os entraves entre relações internacionais e crenças religiosas, a importância do simbolismo do consumo, as formalidades de protocolo nos negócios com a Índia e o poder da cultura religiosa. Num segundo momento, faz-se uma abordagem holística da religião, mais especificamente do hinduísmo, suas características em comum (vias de salvação, crença divina, vida religiosa e culto de adoração), embrenhando-se pela antropologia e sociologia da religião. Por fim, dicorre-se sobre o impacto das religiões nas relações comerciais internacionais, em especial o fundamentalismo presente no mercado indiano. Deferencia-se ética de moral, analisa-se como esses padrões se inserem nas relações organizacionais e esplicita-se o seu confronto entre capitalismo e negociações mercadológicas com hinduístas. A relevância do estudo está no fato de tais relações fazerem parte de um mundo globalizado e a Índia ser uma nação de destaque nesse cenário, mas que requer do negociador muito conhecimento, traquejo e, a priori, um planejamento estratégico que inclua rigoroso estudo holístico da Índia, priorizando filosofia de vida, simbologia do consumo, evitando-se, assim, entraves inconvenientes a uma prática mercadológica ética, moral, harmoniosa e profícua para ambas as partes da transação. Conclui-se, que o capitalismo do mundo global tem impactado a cultura desse povo, desde sua atuação de frente na concorrência internacional, a ponto de alavancar significativamente sua economia, embora muitos problemas persistam decorrentes da imensa desigualdade social reinante no país.
Resumo Alternativo: This dissertation is configured as bibliographical research, whose theoreticalmethodological approach is of descriptive nature. She tries to answer to the following subject-problem: for characterizing as a religion fundamentalista, whose followers have faith in their religious practices as absolute truth, what knowledge and do strategies agree to the international relationships develop so that the commercial negotiations can flow with India without offending the Indian Hinduism? In that sense, his/her objective is to demonstrate the influence of the religions in the negotiations mercadológicas, being evidenced the main subjects fundamentalistas of the religious Hinduism impede her and they consume the international relationships. The work begins with a panorama of the scenery world mercadológico by the influence of the religions, characterizing life philosophy as influence factor in the attitude and the people's decisions, presenting the impediments between international relationships and religious faiths, the importance of the symbolism of the consumption, the protocol formalities in the businesses with India and the power of the religious culture. In a second moment, it is made an approach holística of the religion, more specifically of the Hinduism, their characteristics in common, (salvation roads, divine faith, religious life and adoration cult) hiding in the woods for the anthropology and sociology of the religion. Finally, dicorre-if on the impact of the religions in the international commercial relationships, especially the present fundamentalism in the Indian market. Deference her morals ethics, is analyzed as those patterns interfere in the organizational relationships and esplicita-if his/her confrontation between capitalism and negotiations mercadológicas with hinduístas. The relevance of the study is in the fact of such relationships do part of a world globalizado and India to be a prominence nation in that scenery, but that requests of the negotiator a lot of knowledge, experience and, a priori, a strategic planning that includes rigorous study holístico of India, prioritizing life philosophy, simbologia of the consumption, being avoided, like this, inconvenient impediments to a practice mercadológica ethical, moral, harmonious and useful for both parts of the transaction. It is concluded, that the capitalism of the global world has impactado the culture of that people, from his/her front performance in the international competition, to the point of alavancar significantly his/her economy, although many problems persist current of the immense inequality social reinante in the country.
Palavras-chave: Fundamentalismo religioso, Hinduísmo, Relações internacionais, Simbolismo de consumo.
Religious fundamentalism, Hinduism, International relationships, Consumption symbolism.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/148
Data do documento: 30-Jun-2016
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