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Tipo: Dissertação
Título: ENSINO RELIGIOSO NO CONTEXTO DA LDB 9394/1996: DISCIPLINA FACULTATIVA OU EXCLUÍDA DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS?
Autor(es): BERDAGUE, CLAUDIA DA SILVA
Primeiro Orientador: Filho, José Adriano
Primeiro membro da banca: Marlow, Sérgio Luiz
Segundo membro da banca: Gonçalves, José Mário
Terceiro membro da banca: Filho, Jose Adriano
Resumo: Este trabalho trata da permanência do Ensino Religioso no currículo das escolas públicas brasileiras. Busca desvelar as concepções que sustentam as propostas pedagógicas para o ensino da disciplina, bem como dimensionar a influência das políticas educacionais no contexto mais amplo da sociedade. O estudo do tema “Ensino Religioso no contexto da LDB 9394/1996: disciplina facultativa ou excluída das escolas públicas brasileiras?” se justifica pela busca de um novo paradigma para o Ensino Religioso, capaz de sustentar uma prática pedagógica significativa para a formação das novas gerações inseridas nas escolas públicas. A pesquisa, de abordagem quanti-qualitativa utilizou como procedimento a pesquisa de campo, cuja realização se deu através das tecnologias de comunicação. Os resultados apurados demonstram que o ER, apesar dos aspectos legais, não tem o mesmo tratamento pedagógico que as demais áreas de conhecimento. A disciplina é posta como facultativa para o aluno, mas obrigatória para a escola. E no entendimento de algumas redes de ensino, o “facultativo” desobriga a oferta da disciplina.
Resumo Alternativo: This paper deals with the permanence of Religious Education in the curriculum of Brazilian public schools. It tries to unveil the concepts which are the basis to pedagogical proposals for teaching that subject, as well as scale the influence of educational policies in the broader context of society. The study of the topic "Religious Education in the context of LDB 9394/1996: optional or excluded discipline from the Brazilian public schools " is justified by the search for a new paradigm for Religious Education, able to sustain a significant pedagogical practice for the formation of new generations inserted in the public schools. The research used the field research procedure as a quantitative and qualitative approach, which was done through communication technologies. The results obtained demonstrate that the RE, despite the legal aspects, has not the same pedagogical treatment than other areas of knowledge. The discipline is posited as optional for the student, but mandatory for school, and the understanding of some school systems says the "optional" relieves supplying the discipline.
Palavras-chave: Ensino Religioso, Escola, Legislação, Currículo, Prática Docente.
Religious Education, School, Legislation, Resume,Teaching Practice.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: ALAGOAS, Conselho Estadual de Educação de. Parecer nº 006/2002. Alagoas: 2002. ALVES, Luiz Alberto Sousa. Cultura Religiosa: caminhos para a construção do conhecimento. Curitiba: IBPEX, 2009. ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1996. BAHIA, Palácio do Governo do Estado. Lei Estadual Nº 7.945/2001 de 13/11/2001. Disponível em <http://www.edulaica.net.br/uploads/arquivo/LEI%207945%20bahia>. Acesso em: 25 de nov. 2012. BRASIL. Constituição Federal de 1967. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em 20 de mai. de 2011. ______, Constituição Federal de 1998. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em 20 de mai. de 2011. ______. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nº 4024 de 1961. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L4024.htm>, acesso 20 de mai. de 2011. ______. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nº 5692 de 1971. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/146
Data do documento: 15-Set-2014
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