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Tipo: Dissertação
Título: A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL – LDB E O ENSINO RELIGIOSO
Autor(es): SILVA, CEZAR AUGUSTO PEREIRA DA
Primeiro Orientador: Santos, Francisco de Assis Souza
Primeiro membro da banca: Filho, José Adriano
Segundo membro da banca: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Terceiro membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Resumo: O presente estudo intitulado A lei de diretrizes e bases da educação nacional – LDB e o ensino religioso teve por objetivo refletir sobre as diretrizes estabelecidas pela atual LDB para o Ensino Religioso e seus norteamentos diretivos para o docente da disciplina. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica revisando a literatura pertinente à temática, em livros, revistas técnicas e material virtual encontrado na internet, o que permitiu coletar dados essenciais à análise contextualizada e atualizada da temática objeto cerne do estudo, com uma abordagem qualitativa e, enquanto procedimento primou-se, por lógica, em empregar-se os métodos histórico e comparativo. Autores como Brasil (1997), Caetano (2007), Casseb (2009), Costa (2009), Costella (2004), Figueiredo (2006), Fórum Permanente do Ensino Religioso (2007), Matos (2005), Pauly (2004), Romal (2014), Rosas (2014), Silva (2004), Soares (2009; 20010) e Will (2010), dentre outros possibilitaram os entendimentos sobre o assunto, apresentando suas deduções fruto de pesquisas realizadas. O estudo realizado possibilitou que fossem traçadas algumas considerações sobre a situação atual do Ensino Religioso pós edição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, pois inferiu-se, que as determinações, orientações, constantes na legislação são amplas e ambíguas e, justamente por isso, os educadores da disciplina estão tendo dificuldades em colocar em prática as diretrizes, por optarem ainda por um ensino catequético e proselitista ou por não disporem de subsídios suficientes para trabalhar com a pluralidade religiosa em sala de aula.
Resumo Alternativo: This study entitled The Law of guidelines and bases of national education - LDB and religious instruction aimed to reflect on the guidelines established by the current LDB for Religious Education and its governing norteamentos for the teacher of the subject. Therefore, we carried out a literature reviewing the relevant literature to the theme, in books, technical journals and virtual material found on the Internet, which allowed to collect the data needed to contextualized and updated analysis of the thematic core object of the study, with a qualitative approach and while procedure if he excelled, for logic in employing them historical and comparative methods. Authors such as Brasil (1997), Caetano (2007), Casseb (2009), Costa (2009), Costella (2004), Figueiredo (2006), Fórum Permanente do Ensino Religioso (2007), Matos (2005), Pauly (2004), Romal (2014), Rosas (2014), Silva (2004), Soares (2009; 20010) e Will (2010), among other possible understandings of the subject, presenting his deductions resulto f searches performed. The study allowed them to be drawn some thoughts on the current situation of Religious Education after enactment of Law of Directives and Bases of National Education – LDB, as we inferred, that the determinations, guidelines, contained in the legislation, on the one hand are broad and ambiguous and, secondly, rightfully so, of course educators are struggling to put into practice the guidelines for still opt for a catechetical teaching and proselytizing or do not have sufficient allowances to work with religious plurality in room class.
Palavras-chave: LDB; PCNER; Formação Profissional; Ensino Religioso.
LDB; PCNER; Vocationl Training; Religious Education.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: ARNAUT DE TOLEDO, C. A.; AMARAL, T. C. I. Análise dos parâmetros curriculares nacionais para o ensino religioso nas escolas públicas brasileiras. In: Revista HISTEDBR on-line. Campinas. N. 14, junho/2004. Disponível em:<http//www.histedbr.fae.unicamp.br/revis.html>. Acesso em: 10.09.2014 BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf ˃ Acesso em: 22.mar.2014. BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Parecer CP/CNE 05/97, sobre formação de professores para o ensino religioso na escola pública do ensino fundamental. BRASIL, Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 10.09.2014 BRASIL, Constituição do Brasil de 1924. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/145
Data do documento: 26-Fev-2015
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