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dc.contributor.advisor1Santos, Francisco de Assis Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240820674289937pt_BR
dc.contributor.referee1Filho, José Adriano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Osvaldo Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Francisco de Assis Souza dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240820674289937pt_BR
dc.creatorSILVA, CEZAR AUGUSTO PEREIRA DA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4916314938381217pt_BR
dc.date.accessioned2018-09-05T20:55:43Z-
dc.date.available2015-06-22-
dc.date.available2018-09-05T20:55:43Z-
dc.date.issued2015-06-22-
dc.identifier.citationARNAUT DE TOLEDO, C. A.; AMARAL, T. C. I. Análise dos parâmetros curriculares nacionais para o ensino religioso nas escolas públicas brasileiras. In: Revista HISTEDBR on-line. Campinas. N. 14, junho/2004. Disponível em:<http//www.histedbr.fae.unicamp.br/revis.html>. Acesso em: 10.09.2014 BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf ˃ Acesso em: 22.mar.2014. BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Parecer CP/CNE 05/97, sobre formação de professores para o ensino religioso na escola pública do ensino fundamental. BRASIL, Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 10.09.2014 BRASIL, Constituição do Brasil de 1924. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm.˃ Acesso em: 22.mar.2014. BRASIL, Constituição do Brasil de 1934. Disponível em: www.planalto.gov.br/…3/constituicao/Constituicao... ˃ Acesso em: 22.mar.2015. BIRNBAUM, N. Religião. In: SILVA, B. (coord.). Dicionário de ciências sociais. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1987. p.1058. CAETANO, Maria Cristina. O ensino religioso e a formação de seus professores: dificuldades e perspectivas. 2007. 385 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Disponível em:<http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Educacao_CaetanoMC_1>. Acesso em: 10.09.2014 CAPRIOGLIO, Carlos A. et alli. Análise da L.D.B. da Educação Nacional Lei n . 9394/96. Revista Eletrônica, São João del-Rei, n. 2, p. 25-30, jul. 2000. Disponível em:<http://www.funrei.br/publicações/ Metavnoia>. Acesso em: 12.09.2014 CASSEB, Samir Araujo. 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dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/144-
dc.description.abstractThis study entitled The Law of guidelines and bases of national education - LDB and religious instruction aimed to reflect on the guidelines established by the current LDB for Religious Education and its governing norteamentos for the teacher of the subject. Therefore, we carried out a literature reviewing the relevant literature to the theme, in books, technical journals and virtual material found on the Internet, which allowed to collect the data needed to contextualized and updated analysis of the thematic core object of the study, with a qualitative approach and while procedure if he excelled, for logic in employing them historical and comparative methods. Authors such as Brasil (1997), Caetano (2007), Casseb (2009), Costa (2009), Costella (2004), Figueiredo (2006), Fórum Permanente do Ensino Religioso (2007), Matos (2005), Pauly (2004), Romal (2014), Rosas (2014), Silva (2004), Soares (2009; 20010) e Will (2010), among other possible understandings of the subject, presenting his deductions resulto f searches performed. The study allowed them to be drawn some thoughts on the current situation of Religious Education after enactment of Law of Directives and Bases of National Education – LDB, as we inferred, that the determinations, guidelines, contained in the legislation, on the one hand are broad and ambiguous and, secondly, rightfully so, of course educators are struggling to put into practice the guidelines for still opt for a catechetical teaching and proselytizing or do not have sufficient allowances to work with religious plurality in room class.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo intitulado A lei de diretrizes e bases da educação nacional – LDB e o ensino religioso teve por objetivo refletir sobre as diretrizes estabelecidas pela atual LDB para o Ensino Religioso e seus norteamentos diretivos para o docente da disciplina. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica revisando a literatura pertinente à temática, em livros, revistas técnicas e material virtual encontrado na internet, o que permitiu coletar dados essenciais à análise contextualizada e atualizada da temática objeto cerne do estudo, com uma abordagem qualitativa e, enquanto procedimento primou-se, por lógica, em empregar-se os métodos histórico e comparativo. Autores como Brasil (1997), Caetano (2007), Casseb (2009), Costa (2009), Costella (2004), Figueiredo (2006), Fórum Permanente do Ensino Religioso (2007), Matos (2005), Pauly (2004), Romal (2014), Rosas (2014), Silva (2004), Soares (2009; 20010) e Will (2010), dentre outros possibilitaram os entendimentos sobre o assunto, apresentando suas deduções fruto de pesquisas realizadas. O estudo realizado possibilitou que fossem traçadas algumas considerações sobre a situação atual do Ensino Religioso pós edição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, pois inferiu-se, que as determinações, orientações, constantes na legislação são amplas e ambíguas e, justamente por isso, os educadores da disciplina estão tendo dificuldades em colocar em prática as diretrizes, por optarem ainda por um ensino catequético e proselitista ou por não disporem de subsídios suficientes para trabalhar com a pluralidade religiosa em sala de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Rosa (estagiario.mestrado@faculdadeunida.com.br) on 2018-09-05T20:55:43Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Cezar Augusto Pereira da Silva.pdf: 973678 bytes, checksum: 36c9dac0e94d47d75086f5d2101f0903 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-05T20:55:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Cezar Augusto Pereira da Silva.pdf: 973678 bytes, checksum: 36c9dac0e94d47d75086f5d2101f0903 (MD5) Previous issue date: 2015-06-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesARNAUT DE TOLEDO, C. A.; AMARAL, T. C. I. Análise dos parâmetros curriculares nacionais para o ensino religioso nas escolas públicas brasileiras. In: Revista HISTEDBR on-line. Campinas. N. 14, junho/2004. Disponível em:<http//www.histedbr.fae.unicamp.br/revis.html>. Acesso em: 10.09.2014 BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf ˃ Acesso em: 22.mar.2014. BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Parecer CP/CNE 05/97, sobre formação de professores para o ensino religioso na escola pública do ensino fundamental. BRASIL, Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 10.09.2014 BRASIL, Constituição do Brasil de 1924. 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Religião, diversidade e valores culturais: conceitos teóricos e a educação para a Cidadania. 2004. Disponível em:<http: //www.pucsp.br/rever/rv2_2004/p_silva.pdf 3Revista de Estudos da Religião Nº 2 / 2004 / pp. 1-14>. Acesso em: 10.09.2014 SILVEIRA, F.D. Planejamento anual de ensino religioso. 2013. Disponível em:<https://pt.scribd.com/doc/123060408/Planejamento-Anual-de-Ensino-Religioso-2013>. Acesso em: 10.10.2014 SOARES, Afonso Maria Ligorio. Ciência da Religião, Ensino Religioso e Profissão Docente. Revista de Estudos da Religião., São Paulo, Set. 2009. Disponível em:< http://www.pucsp.br/rever/rv3_2009/t_soares.pdf>. Acesso 05 de jul de 2013. ______. Religião & Educação: da ciência da religião ao ensino religioso. São Paulo: Paulinas, 2010. WILL, W. Ética e religião. 2010. Disponível em:<http://www.paginadowill.com/2010/06/etica-e-religiao.html>. Acesso em: 10.09.2014pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLDB; PCNER; Formação Profissional; Ensino Religioso.pt_BR
dc.subjectLDB; PCNER; Vocationl Training; Religious Education.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleLEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL – LDB E O ENSINO RELIGIOSOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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