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Tipo: Dissertação
Título: A INDIVIDUALIDADE RELIGIOSA NA PERSPECTIVA DA PLURIRELIGIOSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
Autor(es): SILVA , BRUNELLA LEMOS DA
Primeiro Orientador: Marlow, Sérgio Luiz
Primeiro membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Segundo membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Terceiro membro da banca: Marlow, Sergio Luiz
Resumo: A presente dissertação discute a importância do Ensino Religioso e o papel da escola na busca de uma melhor humanização e socialização entre todos os seres a fim de que construam e vivam de maneira mais social e tolerante às diferenças para com o outro, visto que é o ambiente escolar que possibilita promover resultados plausíveis e construtivos na vida do educando, permitindo aos mesmos vínculos cada vez mais harmoniosos e em sincronia com o meio em sua totalidade. Considera-se que os saberes abordados são de grande relevância para entendermos o processo de formação do sujeito em seu aspecto social. A partir dessa perspectiva, destaco que um dos grandes desafios para a educação é promover fazeres inovadores com o objetivo de tornar os cidadãos mais interativos e com pleno respeito para com o outro, sem o intento de homogeneizar as culturas, mas sim de celebrar a diversidade cultural.
Resumo Alternativo: This dissertation discusses the importance of Religious Education and the role of the school in search of a better humanization and socialization among all human beings, in order to raise and live in a more social and tolerant way, to the differences with one another, since that the school environment that promotes constructive discussions which lead to concrete results in the student’s life, allowing them a harmonious environment with its entirety. It is considered that the approached knowledge is a great importance to understand the process of formation of the individual in its social aspect. From this perspective, I emphasize that one of the major challenges for education is to promote innovative actions with the objection to make citizens more active in the environment and respecting one another, with no intend to homogenize cultures, but rather celebrate cultural diversity.
Palavras-chave: Socialização, escola, ensino religioso, diversidade.
Socialization, school, religious education, diversity.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: AZEVEDO, Solange Brito de. Relação Escola e Cultura sob uma visão multicultural crítica na Educação a Distância. Rio de Janeiro: Publit – Soluções Editoriais, nº01, p.68-69, 2010. BORGES, Elaine Aparecida; GOUVEIA, Camilla Ferreira et. al. A ética e a pluralidade cultural contribuindo na formação de cidadãos. Uberlândia: Edufu, 2009. BOWER, John (Org.). O Livro de ouro das religiões. Tradução de Laura Alves e Aurélio Ribeiro. Rio de Janeiro: Pocket Ouro, 2010, p.13. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 05 de Outubro de 1988. BRASIL. Lei nº 7.716, de 05 de janeiro de 1989. Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. BRASIL. Lei nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007. Institui o Dia Nacional de Combate á Intolerância Religiosa. BRASIL. Ministério da Justiça. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 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Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito e transformação. São Paulo: Libertad, 2000.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/142
Data do documento: 12-Ago-2014
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