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Tipo: Dissertação
Título: A LITERATURA APOCALÍPTICA E O LIVRO DOS VIGILANTES: O PROBLEMA DO MAL NO LIVRO ETÍOPE DE ENOQUE Vitória
Autor(es): Silva, Ângelo Vieira da
Primeiro Orientador: Filho, José Adriano
Primeiro membro da banca: Nogueira, Paulo Augusto de Souza
Segundo membro da banca: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Terceiro membro da banca: Filho, Jose Adriano
Resumo: Essa dissertação propõe analisar o problema do mal a partir do Livro dos Vigilantes, obra apocalíptica etíope atribuída ao patriarca bíblico Enoque. Para tanto, é essencial o desenvolvimento de matérias como a literatura apocalíptica, o primeiro livro de Enoque e a etiologia do mal. Quanto à apocalíptica, o objetivo é estabelecer as distinções e harmonia entre os apocalipses, a escatologia e o apocalipticismo, comprovar que o gênero é resultante de diversas perseguições e fontes e sugerir um núcleo comum ao gênero. A respeito de 1 Enoque, o objetivo é estabelecer as noções elementares de toda a obra e imergir no conteúdo do Livro dos Vigilantes, reconhecendo o valor da figura pseudônima do sétimo depois de Adão e destacando seu conteúdo em perspectivas temáticas gerais. Quanto ao problema da origem do mal, a análise do discurso verificará a atividade e inatividade do Deus do pseudoenoque diante do mal advindo pelos vigias caídos, focando-se no registro mítico sobre a origem, proliferação e julgamento do mal que, em hipótese, é resultado textual apocalíptico de crises pontuais profundas vividas pelo povo de Israel nos tempos da helenização.
Resumo Alternativo: This thesis proposes to analyze the problem of evil from the Book of the Watchers, a work apocalyptic Ethiopian attributed to biblical patriarch Enoch. Therefore, it is essential to develop materials as apocalyptic literature, the first book of Enoch and the etiology of evil. As the apocalyptic, the goal is to establish distinctions and harmony among the apocalypses, eschatology and apocalypticism, proving that gender is the result of several persecutions and sources and suggest a common nucleus gender. Regarding 1 Enoch, the objective is to establish the basic notions of the whole work and immerse yourself in the content of the Book of the Watchers, recognizing the value of pseudonymous figure of the seventh from Adam, and emphasizing its contents in general thematic perspectives. Regarding the problem of the origin of evil, discourse analysis will verify the activity and inactivity of the God of pseudo-Enoch before the evil arising by fallen watchers, focusing about the record mythical origin, proliferation and judgment of evil that, in hypothesis, is the result textual apocalyptic of crisis punctual profound lived by the people of Israel in the days of Hellenization.
Palavras-chave: Apocalíptica, Enoque, Vigilantes, Mal, Apocalipticismo, Livro dos Vigilantes, Sofrimento, Escatologia, Perseguições, Helenização.
Apocalyptic, Enoch, Watchers, Evil, apocalypticism, Book of Watchers, Suffering, Eschatology, Persecutions, Hellenization.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: ABEGG Jr., Martin; FLINT, Peter; ULRICH, Eugene. The Dead Sea Scrolls Bible. New York: HarperCollins Publisher, 1999; ADRIANO FILHO, José (Tr.). Paulo, Teólogo do Apocalipse. Revista Estudos de Religião. São Bernardo do Campo: UMESP, Volume XIV, nº 19, 2000; ALFARO, Juan Ignacio. O Apocalipse em Perguntas e Respostas. 2ª Ed. São Paulo: Loyola, 2002; ALMEIDA, João Ferreira de. Bíblia Sagrada. 2a Ed. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil & Cultura Cristã, 1999; AMARAL, André Luiz. Considerações sobre Pesquisa das Origens da Apocalíptica. Disponível em: <http://www.oracula.com.br/numeros/022007/Amaral.pdf> Acesso em: 31 jul. 2012; ANGUS, Joseph. História, Doutrina e Interpretação da Bíblia. São Paulo: Hagnos, 2004; ARAUJO, Anderson Dias. O Mito dos Anjos Vigilantes: Etnia e Limite no Sagrado e no Sexo – 1 Enoque 6-16. Disponível em: <http://oracula.com.br/numeros/ 012010/Araujo.pdf> Acesso em: 31 jul. 2012; ARBEL, Dphna V. & ORLOV, Andrei A. (Eds.). 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/140
Data do documento: 16-Set-2013
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