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Tipo: Dissertação
Título: O ENSINO RELIGIOSO COMO PARTE INTEGRANTE DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO A SERVIÇO DA FORMAÇÃO DO CIDADÃO BRASILEIRO.
Autor(es): FURTADO , ANA MARIA RIBEIRO
Primeiro Orientador: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Primeiro membro da banca: Cavalcante, Ronaldo de Paula
Segundo membro da banca: Gonçalves, José Mário
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Resumo: A educação brasileira, cujo nascimento, é reconhecidamente católica, mesmo com a edição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, de 1996 (20/12/96), não conseguiu tornar-se, de fato laica, tendo em vista a grande pressão dos grupos religiosos, que decidiu por manter, (artigo 33), o Ensino Religioso como obrigação do Estado para a educação infantil e ensino fundamental, sendo, no entanto, facultativo para os alunos. O Ensino Religioso ministrado nas escolas públicas deixa claro que os docentes, em muitos casos não estão preparados para assumir a docência dessa disciplina, seja por falta de conhecimento ou por fazer destas aulas, catequese de interesse da religião que professam. Esta situação pode estar vinculada ao fato de que nos cursos de Pedagogia não existe disciplina para formar os pedagogos aptos a atuarem na disciplina de ensino religioso. Se por um lado, o curso de Pedagogia ampliou a atuação do pedagogo nos mais diversos campos sociais: escola regular, hospitais, museus, penitenciárias e outros, por outro, não os prepara para assumir a docência do Ensino Religioso. O curso de Pedagogia da Escola Superior Aberta do Brasil – ESAB, que serviu de base deste estudo, mostrou com clareza que o pedagogo sai do ensino superior sem estar preparado para lecionar a disciplina nas primeiras séries da educação básica. Esta carência poderá ser suprida com a reformulação da proposta pedagógica do curso de pedagogia para fazer incluir disciplina que capacite os pedagogos para atuarem com o histórico social das religiões em suas mais diversas manifestações no país. Buscando suprir esta carência, o capítulo final deste estudo, propõem, com objetividade, exemplos que poderão ser utilizadas pelos docentes para que as aulas de ensino religioso sejam mais dinâmicas, alegres e menos catequéticas, através das indicações de festas das grandes religiões e de canto/músicas populares que traduzem essa diversidade religiosa no país.
Resumo Alternativo: The Brazilian education, whose birth is admittedly Catholic, even with the enactment of the Law of Directives and Bases of National Education - LDB, 1996 (20/12/96), failed to become, in fact secular in order great pressure from religious groups, which decided to maintain (Article 33), religious Education as a State obligation for Kindergarten and Elementary Education, being, however, optional for students. Religious Education taught in public schools makes clear that teachers in many cases are not prepared to take the teaching of this discipline because of lack of knowledge or do these classes, catechesis of interest religion they profess. This may be linked to the fact that in teaching courses there is no discipline to train teachers able to act in religious education discipline. On the one hand, the Faculty of Education has expanded the role of the teacher in various social fields; regular schools, hospitals, museums, prisons and other, on the other does not prepare them to take the teaching of Religious Education. The Faculty of Education at the Open School in Brazil - ESAB, which was the basis for this research, showed clearly that the teacher leaves the higher education unprepared to teach the discipline in the early grades of basic education. This deficiency can be filled with the reformulation of the pedagogical course proposal to include discipline that enables educators to work with the social history of religions in its various manifestations in the country. Seeking fill the gap, the final chapter of this study, propose objectively examples that can be used by teachers for the religious education lessons are more dynamic, cheerful and less catechetical, across indications parties of the great religions and singing / music popular translating this religious diversity in the country.
Palavras-chave: Ensino Religioso, Pedagogia. Diversidade
Religious Education, Pedagogy. Diver
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: AKAHASHI, T. (Org.). Sociedade da informação no Brasil: Livro Verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia. 2000. ALENCAR, E. M. L. S. Criatividade. Brasília. Editora Universidade de Brasília, 1995. BEHRENS, Marilda A. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, José M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo, SP. Editora Papirus, 2000. BIACA, Valmir et al. O Sagrado No Ensino Religioso. Curitiba, PR. Secretaria do Estado da Educação. 2008. BRANDÃO, Carlos da F. LDB Passo a Passo. Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n° 9394/96 – Comentada e Interpretada. São Paulo, SP. Editora Avercamp. 2007. BRANDENBURG, Laude E. A integração Pedagógica no Ensino Religioso. São Leopoldo, RS. Editora Sinodal. 2004. BRASIl. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Resolução n° 41 de Outubro de 1995 (DOU 17/19/95), item 9. BRASIL. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/138
Data do documento: 12-Dez-2014
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