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Tipo: Dissertação
Título: A RELIGIÃO E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO SOCIAL: TRÊS PERSPECTIVAS
Autor(es): BACELAR, ALOISIO SAID
Primeiro Orientador: Filho, José Adriano
Primeiro membro da banca: Zabatiero, Julio Paulo Tavares
Segundo membro da banca: Barreira, Marcelo Martins
Terceiro membro da banca: Filho, Jose Adriano
Resumo: Nos dias atuais, verifica-se uma grande proliferação de instituições religiosas ávidas por novos adeptos. De fato, tem crescido vertiginosamente o número de alternativas, crenças, santos, igrejas, cultos e missas. A vida religiosa mudou, muitas religiões surgiram. No âmbito desta pesquisa, o discurso religioso é analisado enquanto materialidade ideológica cujo fito é capturar o indivíduo livre e assujeitá-lo a um poder supremo. Neste panorama, os indivíduos são interpelados e influenciados por um grande número de enunciados religiosos. Desta forma, ao buscar na religião um instrumento de construção de sentido, os indivíduos encontram uma realidade plural repleta de ofertas que tendem a subjugá-lo. Portanto, o discurso religioso é aquele onde o efeito desejado é a total submissão do sujeito a forças que lhe são superiores. Na vida humana está presente essa realidade. Assim como outras construções sociais, a religião, com seu discurso de estabelecimento de sentido, segue promovendo e formando uma ideologia sobre o mundo no qual se inscrevem os membros das comunidades humanas.Trata-se de um instrumento de legitimação. A religião faz parte do mundo criado pelo homem, como também da cultura criada pela sociedade. Uma questão emerge desse cenário, a saber: em que medida a religião e suas propostas discursivas influem no processo de individuação, num contexto plural e líquido? O objetivo dessa pesquisa é analisar as especificidades do discurso religioso e a sua influência no processo de personalização a partir dos pressupostos das ciências da religião, da psicologia do inconsciente, da sociologia e linguística.
Resumo Alternativo: In the current days, it is possible to check a proliferation of religious institutions, longing for new adepts. In fact, the number of alternatives, beliefs, saints, churches, services and masses had dramatically grown. Religious life has changed, many religions have aroused. In this research we will take the religious speech as ideological materiality, which aim is to capture the individual and submit it to a supreme power. In this panorama, individuals are questioned and influenced by a great amount of religious statements. In searching for a sense to be built in religion, individuals find a plural reality, filled with offers that tend to subdue him. Therefore, the religious speech is the one in which the desired effect is the plain submission of the subject to powers that are higher than himself. This reality is present in human life. As other social realities, religion keeps promoting and forming an ideology over the world in which human beings are, by using its speech of establishment of sense. Its an instrument of legitimation. Religion is part of the world created by man, as well as of the culture created by society. An issue is raised from this scenario: In which way religion and its purposes influence the process of individuation, in a plural and liquid context? The aim of this research is to analyse the specificities of the religious speech, and its influence on the process of personalization through the presuppositions of the science of religion, of the psychology of the unconscious, of sociology and of linguistic.
Palavras-chave: Discurso religioso, ideologia, personalização, sentido, pluralidade e liquidez.
Religious speech, ideology, personalization, sense, plurality and liquidity.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: AMOSSY, R. O ethos na intersecção das disciplinas: retórica, pragmática, sociologia dos campos. In: AMOSSY, R. (org). Imagens de si no discurso – a construção do ethos. Trad. de Dílson Ferreira da Cruz et all. São Paulo: Contexto, 2005. ASSIS, Á. L. A. Influências da psicanálise na educação: uma prática psicopedagógica. Curitiba: editora Ibpex, 2007. BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. M. Lahud, Y. F. Vieira e outros. São Paulo: Hucitec, 1979. BARTHES, R. A retórica antiga. In: COHEN, J. et all. Pesquisas de retórica. Trad. Leda Pinto Mafra Iruzun. São Paulo: Editora Vozes, 1975. BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. Trad. Mauro Gama, Cláudia Martinelli Gama. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998. __________. Modernidade líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. __________. Vidas desperdiçadas. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005. __________. Tempos líquidos. Trad. Carlos Alberto Medeiros. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/137
Data do documento: 18-Fev-2013
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