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Tipo: Dissertação
Título: ENSINO RELIGIOSO EM CARIACICA: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR E A VISÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À DISCIPLINA
Autor(es): TON, AGILMAR ANECIO
Primeiro Orientador: Santos, Francisco de Assis Souza
Primeiro membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Segundo membro da banca: Gonçalves, José Mário
Terceiro membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Resumo: O objetivo do estudo é analisar a formação pedagógica do professor da rede de Ensino Religioso (ER), e a visão do aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) - Hilário Vieira da Silva, localizada em Cariacica-ES, em relação a essa disciplina. Para a realização da pesquisa, utilizaram-se as técnicas de pesquisa: descritiva, exploratória, bibliográfica, estudo de caso e de campo. Na pesquisa de campo utilizou-se a técnica de coleta de dados, por meio de entrevistas com intuito de analisar a formação pedagógica do professor da rede de ensino disciplina ER, no sistema municipal de ensino de Cariacica-ES, e a visão do aluno em relação à essa disciplina. O universo da pesquisa abrangeu um total de 34 (trinta e quatro) professores e 154 (cento e cinquenta e quatro) alunos do 6º ao 9º. Após a coleta de informações provenientes das entrevistas, constatou-se que a disciplina de ER é componente facultativo no currículo da escola e traz uma reflexão necessária para a formação do ser humano a partir das perspectivas e desafios contemporâneos. Ao tratar-se da EMEF - Hilário Vieira da Silva, foi possível verificar que os professores lidam com alunos desinteressados e rebeldes e revelam que uma sensação de perda de autoridade tem sido grande e generalizada. Os alunos se revelam com falta de interesse nas aulas mas destacou-se que ficam mais motivados quando o professor utiliza uma didática mais ilustrativa, com vídeos e exposições. O interesse por parte do aluno existe mas há necessidade de se romper a premissa de que para ensinar deva-se estar dentro da sala de aula. No entanto, ao estar em uma sala de aula e ministrar a disciplina de ER, o professor deve buscar por uma maior autonomia, utilizar uma didática de ensino que tenha foco no pensamento de cada aluno, fazendo com que haja interatividade grupal, participação das discussões, sempre atribuindo o respeito quanto à opinião e a realidade de cada aluno.
Resumo Alternativo: El objetivo del estudio es analizar la formación pedagógica del profesor de la asignatura Enseñanza Religiosa (ER), en la Escuela Municipal de Enseñanza Fundamental (EMEF) - Hilário Vieira da Silva, ubicada en Cariacica-ES, y la visión del alumno en relación a esa asignatura. Para la realización de la investigación, utilizaran las técnicas: descriptiva, exploratória, bibliográfica, estudio de caso y de campo. En la investigación de campo se utilizó la técnica de colecta de datos, por medio de encuestas con intuito de analizar la formación pedagógica del profesor de la asignatura ER, en el sistema municipal de enseñanza de Cariacica-ES, y la visión del alumno con relação a esa asignatura. El universo de la investigación abarcó un total de 34 (treinta y cuatro) profesores y 154 (ciento cincuenta y cuatro) alumnos del 6º al 9º. Después de la colecta de informaciones provenientes de las encuestas, constató que la asignatura de ER es componiente facultativo en el currículum de la escuela y trae una reflexión necesaria para la formación del ser humano a partir de las perspectivas y desafios contemporáneos. Al tratarse de la EMEF - Hilário Vieira da Silva, fue posíble verificar que los profesores lidian con alumnos desinteresados y rebeldes y revelan que una sensación de pérdida de autoridad ha sido grande y generalizada. Los alumnos se revelan con falta de interés en las clases pero se destacó que quedan más motivados cuando el profesor utiliza una didática más ilustrativa, con vídeos y exposiciones. El interese por parte del alumno existe pero hay necesidad de romper la premisa de que para enseñar debe de estar adentro de la clase. Por lo tanto, al estar en una clase y ministrar la asignaturaa de ER, el profesor debe buscar por una mayor autonomia, utilizar una didática de enseñanza que tenga atención en el pensamiento de cada alumno, para que tenga interatividad grupal, participación de las discusiones, siempre atribuyendo el respeto cuanto a la opinión y la realidad de cada alumno.
Palavras-chave: Cariacica; Disciplina; Ensino Religioso; Formação do Professor.
Cariacica; asignatura; Enseñanza Religiosa; Formación do Profesor.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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Data do documento: 1-Dez-2014
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