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Tipo: Dissertação
Título: A CORRELAÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO E A GEOGRAFIA CULTURAL: UMA PROPOSTA TRANSDISCIPLINAR
Autor(es): ALMEIDA, ADRIANA PEREIRA DE
Primeiro Orientador: Cavalcante, Ronaldo de Paula
Primeiro membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Segundo membro da banca: Marlow, Sérgio Luiz
Terceiro membro da banca: Cavalcante, Ronaldo de Paula
Resumo: O Ensino Religioso pode ser melhor explorado e compreendido a partir de uma proposta Transdisciplinar , onde a disciplina de Ensino Religioso se apossará de informações Geográficas, em especial da Geografia Cultural, por esta tratar da cultura das sociedades. A Transdisciplinaridade, por sua vez, que já foi discutida em diversos momentos no cenário nacional e internacional, possui características positivas capaz de contribuir para um Ensino Religioso mais próximo do aluno, ao mesmo tempo mais aprofundado, já que o espaço cultural seria o ponto de partida para o desenvolvimento do trabalho. O desenvolvimento das aulas de Ensino Religioso no Brasil dentro do âmbito da legislação, conforme a proposta transdisciplinar é enriquecedor, tanto para o discente quanto para o docente, pois requer de ambas as partes a análise, conhecimento e reflexão, na qual para o docente isso significa ampliação de conhecimento e para o aluno significa desenvolvimento da cidadania.
Resumo Alternativo: Religious Education can be better explored and understood from a Transdisciplinary proposal, where the Religious Education discipline will come upon geographical information, in particular the Cultural Geography as it tackles the corporate culture. The Transdisciplinary, in turn, which has been discussed at various times in the national and international scene, has positive characteristics able to contribute to a religious education closer to the student at the same further time as the cultural space would be the point of departure for the development work. The development of religious education classes in Brazil within the scope of legislation, as a transdisciplinary proposal is enriching both for students and for teachers, as it requires both parties analysis, knowledge and reflection, which for teaching it It means expansion of knowledge and the student means development of citizenship.
Palavras-chave: Transdisciplinar, Ensino Religioso e Geografia Cultural.
Transdisciplinary, Religious Education and Cultural Geography
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: ALVARENGA, Augusta Thereza de; SOMMERMAN, Américo; ALVAREZ, Aparecida Magali de Souza. Congressos internacionais sobre transdisciplinaridade: reflexões sobre emergências e convergências de idéias e ideais na direção de uma nova ciência moderna. Saúde e Sociedade, dez. 2005, v.14, n.3, p.9-29. BRASIL. Constituição 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/sf/legislacao/const/con1988/CON1988_30.06.2004/CON1988.pdf>>. Acesso em: 07 mar. 2009. _____________. Constituição da República Federativa do Brasil de 1967. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Constitui%C3%A7ao67.htm>>. Acesso em: 05 set. 2010. ______. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 16 de Julho de 1934.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Constitui%C3%A7ao34.htm>>. Acesso em: 14 nov. 2010. ______________. Decreto n. 19.941, de 30 de abril de 1931. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/132
Data do documento: 7-Dez-2015
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