Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/130
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Osvaldo Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.contributor.referee1Brotto, Julio Cezar de Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1572132876854513pt_BR
dc.contributor.referee2Luchi, José Pedro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0128514262398256pt_BR
dc.contributor.referee3Ribeiro, Osvaldo Luiz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.creatorSILVA, ALÉCIO TERRA DA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7057577331109414pt_BR
dc.date.accessioned2018-09-04T19:48:43Z-
dc.date.available2017-06-29-
dc.date.available2018-09-04T19:48:43Z-
dc.date.issued2017-06-29-
dc.identifier.citationAUDARD, Catherine. Cidadania e democracia deliberativa. Porto Alegre: EDIPUCRS, coleção filosofia, 2006. ALENCAR, Gedeon. Protestantismo tupiniquim: hipóteses sobre a (não) contribuição evangélica à cultura brasileira. São Paulo: Arte Editorial, 2005. BARBOSA, Roseane do Socorro Gomes. A prática do Ensino Religioso não confessional: uma análise da perspectiva e do conteúdo da revista Diálogo à luz do modelo das Ciências da Religião. 2012. 132 f. Tese (Mestrado) – Mestrado em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. BARREIRA, Marcelo M. Uma proposta de redescrição neopragmática do religioso na “sociedade pós-secular”. In: ROSA, Wanderley P. da; RIBEIRO, Osvaldo L. (Orgs). Religião e Sociedade (pós) secular. São Paulo: Academia Cristã, 2014. BRANDENBURG, Laura. E. Concepções epistemológicas no Ensino Religioso. In: BRANDENBURG, Laura E.; FUCHS, Henri L.; KLEIN, Remí; WACHS, Manfredo C. (Orgs). Ensino Religioso na escola: bases, experiências e desafios. São Leopoldo: Oikos, 2005. BECKER, Michael. Ensino religioso entre catequese e ciências da religião: uma avaliação comparativa da formação dos professores de ensino religioso no Brasil e da aprendizagem inter-religiosa na Alemanha em busca de um ensino religioso interteológico e interdisciplinar. 2010. 328 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade do Ceará, Fortaleza, Ceará, 2010. BRITO, Lucelmo Lacerda. Modelos divergentes de ensino religioso? Análise das experiências do RJ e SC. 2015. 209 f. Tese (Doutorado) – Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. CAVALCANTE, Ronaldo. A influência do cristianismo na esfera política e o caso do protestantismo ocidental: momentos e desafios. In: SANTOS, Francisco de A. S. dos; GONÇALVES, José M.; RIBEIRO, Osvaldo L. (Orgs). Ciências das religiões aplicadas: interfaces de uma ciência-profissão. Vitória -E.S.: Unida, 2014, v.2. DANNER, Leno Francisco. Habermas e a ideia da continuidade reflexiva do projeto de estado social: da reformulação do déficit democrático da social-democracia à contraposição ao neoliberalismo. 2011. 206 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2011. DANTAS, Douglas Cabral. O ensino religioso na rede pública estadual de Belo Horizonte, MG: história, modelos e percepções de professores sobre informação e docência. 2002. 206f. Tese (Mestrado) Mestrado de Educação, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2002. DEVECHI, Catia Picollo Viero. Racionalidade comunicativa e a fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísico. 2008. 201 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós- Certificado pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade Unida de Vitória – 29/06/2017. 76 Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, 2008. DICKIE, M.A.S.; LUI, J.A. O ensino religioso e a interpretação da lei. Horizontes antropológicos, Porto Alegre, ano 13, n.27, 2007. FONAPER. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Religioso. São Paulo: Mundo Mirim, 2009. FONSECA, D. J. A história, o africano e o afro-brasileiro. In: PAULA, Benjamim X. de; PERON, Cristina M. R. (Orgs). A educação, história e cultura da África e afro-brasileira. Uberlândia, MG: Ribeirão Gráfica Editora, 2008. FONSECA, F.T. Religião e direito no século XXI: A liberdade religiosa no estado laico. Curitiba: Juruá, 2015. FRAZÃO, Heliana. Pesquisa mostra que intolerância religiosa ainda está presente em escolas brasileiras. UOL.com.br, Salvador, Bahia, seção de notícias, p.1, 10 set. 2010. GARCIA, Rafael R. Mito, diversidade e intolerância reflexões e apontamentos a partir de Cassirer e Habermas. Ideias, Campinas, nova série, n. 8, 2014. GIUMBELLI, Emerson. A modernidade do cristo redentor. Revista de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, v. 51, n. 1, 2008. GOMES, Roberto Luiz. O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educação. 2005. 159 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação na área de Filosofia, História e Educação, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2005. GONÇALVES, António Baptista. Direitos humanos e (in) tolerância religiosa: laicismo, proselitismo, fundamentalismo e terrorismo. 2011. 224 f. Tese (Doutorado) – Doutorado em Filosofia do Direito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. GONÇALVES, José M. Religião e violência: a justificação da violência no cristianismo antigo. In: SANTOS, Francisco de A. S. dos; GONÇALVES, José M.; RIBEIRO, Osvaldo L. (Orgs). Ciências das religiões aplicadas: interfaces de uma ciência-profissão. Vitória -E.S.: Unida, 2014, v.2. HABERMAS, Jürgen. Teoria do Agir Comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: Martins Fontes, 2012a. ______. Teoria do Agir Comunicativo: Sobre a crítica da razão funcionalista. São Paulo: Martins Fontes, 2012b. ______. Racionalidade e Comunicação. Lisboa: Edições 70, 1996. ______. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989. Certificado pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade Unida de Vitória – 29/06/2017. 77 ______. Entred naturalismo e religião: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2007. JACOBSEN, Eneida. Teologia e teoria política: aproximações críticas entre correntes da teologia contemporânea e o pensamento político de Jurgen Habermas. 2015. 324 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Teologia, Faculdade EST, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, 2015. LAGES, José António Correa. Ensino do fenômeno religioso na escola pública: área de conhecimento necessária para uma sociedade secularizada. 2016. 315f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, São Paulo, 2016. LEITE, Fabio C. Estado e religião: a liberdade religiosa no Brasil. Curitiba: Juruá, 2014. LIMA, Aline Pereira. O ensino religioso na escola pública: regras que cooperam para a sua organização. 2016. 183 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2016. LUCHI, José Pedro. A superação da filosofia da consciência em J. Habermas: a questão do sujeito na formação da teoria comunicativa da sociedade. Série Filosofia, Roma, v.12, 1999. ______. O lugar das religiões numa sociedade pós-secular. Discussão da perspectiva de J. Habermas. In: ROSA, Wanderley P. da; RIBEIRO, Osvaldo L. (Orgs). Religião e Sociedade (pós) secular. São Paulo: Editora Academia Cristã, 2014. MOCELLIN, Terezinha Maria. O mal-estar no ensino religioso: localização, contextualização e interpretação. 2008. Tese (Doutorado) – Doutorado em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. MONTERO, Paula. Religião, pluralismo e a esfera pública no Brasil. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n.74, 2006. ______. O campo religioso, secularismo e a esfera pública no Brasil. Rio de Janeiro, p.1-7, out/dez, 2011. ______. Controvérsias religiosas e esfera pública: repensando as religiões como discurso. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, 2012. MOZELLI, Gustavo Sarti. A fundamentação do direito no marco da teoria crítica da sociedade de Jurgen Habermas. 2013. 103 f. Tese (Mestrado) – Pós-Graduação em Filosofia, Faculdade de Jesuíta de Filosofia e Teologia, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2013. ORO, Ari P. Liberdade religiosa no Brasil: as percepções dos atores sociais. In: ORO, Ari. P.; STEIL, Carlos A.; CIPRIANI, Roberto; GIUMBELLI, Emerson (Orgs). A religião no espaço público: atores e objetos. São Paulo: Terceiro Nome, 2012. Certificado pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade Unida de Vitória – 29/06/2017. 78 PEREIRA, J. L. Q. Liberdade de religião: à luz do tribunal europeu de direitos do homem (TEDH) e notas críticas sobre o Brasil. Curitiba: Juruá, 2014. PERSCH, Danilo. O problema da fundamentação moral: uma investigação das teorias de Jurgen Habermas. 2009. 141 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade de São Carlos, São Paulo, 2009. PINTO, José Marcelino de Rezende. A teoria da ação comunicativa de Jurgen Habermas: conceitos básicos e possibilidades à administração escolar. Paidéia, Ribeirão Preto, p. 77-96, 1995. RODRIGUES, E. B. Estado laico e símbolos religiosos no Brasil: As relações entre estado e religião no constitucionalismo contemporâneo. Curitiba: Juruá, 2014. ROCHA, José G. Teologia e Negritude: um estudo sobre os agentes de pastoral negros. São Leopoldo RS: Pallotti, 1998. SANTO, Eliseu R. do E. O Ensino Religioso nas constituições do Brasil. In: BRANDENBURG, Laura E.; FUCHS, Henri L.; KLEIN, Remi, WACHS, Manfredo C. (Orgs). Ensino Religioso na escola: bases, experiências e desafios. São Leopoldo: Oikos, 2005. SELLES, S. E.; DORVILLÉ, L. F. M.; PONTUAL, L. V. Ensino religioso nas escolas estaduais do Rio de Janeiro: implicações para o ensino de ciências/biologia. Ciência & Educação, Bauru, v.22, n 4, 2016. SANTOS, Jacirema Maria Thimoteo dos. A pessoa humana: implicações de um conceito teológico para a compreensão do ensino religioso. 2015. 210 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Teologia, Departamento de Teologia do Centro de Teologia e Ciências humanas, Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. SILVA, Claudio M. da. Ensino Religioso: Estado laico e proteção do direito à educação. In: BRANDENBURG, Laura E.; KLEIN, Remí; REBLIN, Iuri A.; STRECK, Gisela I. W. (Orgs). Ensino Religioso e Docência e(m) Formação. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2003. SILVA, Allan do Carmo. Laicidade versus confessionalismo na escola pública: um estudo em Nova Iguaçu (RJ). 2013. 134 f. Tese (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, área de concentração de Políticas e Instituições Educacionais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. SIQUEIRA, Gisele do P. O ensino religioso nas escolas públicas do Brasil: implicações epistemológicas em um discurso conflitivo, entre laicidade e a confessionalidade num estado republicano. Juiz de Fora, M.G., 2012. SUNG, Jung M. Cristianismo como religião pública, pluralismo e diálogo. In: JUNIOR, Raimundo C. B.; CAVALCANTE, Ronaldo; ROSA, Wanderley P. da (Orgs). Cristianismo mundial como religião pública. Vitória- E.S: Unida, 2016, v.1. Certificado pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade Unida de Vitória – 29/06/2017. 79 VIEIRA, Elaine Terezinha de Souza. Violências e relações étnico-raciais: o que a educação tem a ver com isso? Identidade, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, nº16, n.2, p. 225, jul./dez. 2011. ZABATIERO, Julio Paulo Tavares. A religião e a esfera pública. Cadernos de Ética e Filosofia Política, São Paulo, v.12, p. 139-159, 2008. ZANELLA, Diego Carlos. Filosofia e sociedade: uma leitura a partir de Habermas. Fragmentos de Cultura, Goiânia, v.19, n.9/10, 2010. Endereços Eletrônicos BOECHAT, Breno. Estudante agredida por intolerância religiosa dentro de escola não quer voltar ao colégio. extra.globo.com, Rio de Janeiro, 30 ago. 2015, notícias. Disponível em: <http://extra.globo.com/noticias/brasil/estudante-agredida-por-intolerancia-religiosadentro- de-escola-nao-quer-voltar-ao-colegio-17650415.html>. Acesso em: 07 dez. 2016. FEDERAL, Governo. LEI N°9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 31 jan. 2017. FEDERAL, Governo. LEI N°9.475 de 22 de julho de 1997. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9475.htm>. Acesso em: 1 fev. 2017. FERNANDES, A. Cbc anos finais: ensino religioso. 2014. 18 slides., 13 cm x 16 cm. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/toniafeto/cbc-anos-finais-ensino-religioso>. Acesso em: 2 fev. 2017 FONAPER. Base nacional comum curricular. Disponível em: <http://www.fonaper.com.br/basenacionalcomumcurricular.php>. Acesso em: 05 mar. 2017. GERAIS, Sindute, Minas. Resolução SEE N°2.197, de outubro de 2012. Disponível em: <http://www.sindutemg.org.br/novosite/janela.php?pasta=files&arquivo=5060>. Acesso em: 05 mar. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/130-
dc.description.abstractThe present work has in its scope the analysis of the theory‟s possibility of the communicative action of Jürgen Habermas in healing religious conflicts in the religious education proposed by the Brazilian government. By means of a bibliographical review, the theme was launched. The research had as general objective to analyze the probability of the theory of communicative ager postulated by Habermas in combat against the religious intolerance proposed from religious teaching in the public school of the state of Minas Gerais, seeking to point out that such theory does not fit the Brazilian sociological-cultural matrix, Minas Gerais. The argument consists in the presentation of the concept of rationality postulated by Habermas and together with this, the systematization of the theory of communicative action is exposed. Then are presented the models of Religious Teaching that were constituted in the history of Brazil. The description of how the Brazilian critics analyze the theory of communicative action and its impracticable action for the religious conflict in the public sphere through Religious Education is described. It is concluded that the theory of communicative action of Jürgen Habermas is not able to combat the religious intolerance intended by the Brazilian religious teaching.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como escopo a análise da possibilidade da teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas em sanar conflitos religiosos no ensino religioso proposto pelo governo brasileiro. Por meio de revisão bibliográfica, lançou-se luz sobre o tema. A pesquisa teve como objetivo geral analisar a probabilidade da teoria do agir comunicativo postulada por Habermas no combate à intolerância religiosa proposta pelo Ensino Religioso Escolar para o Estado de Minas Gerais, buscando apontar que tal teoria não se coaduna à matriz sociológico-cultural brasileira, inclusive a de Minas Gerais. O argumento consistiu na apresentação do conceito de racionalidade postulada por Habermas e juntamente com este, expõe-se a sistematização da teoria do agir comunicativo. Em seguida são apresentados os modelos de Ensino Religioso que foram constituídos na história do Brasil. Por fim, busca-se a descrição de como os críticos brasileiros analisam a teoria do agir comunicativo e sua impraticável ação para o conflito religioso na esfera pública por meio do Ensino Religioso. Conclui-se que a teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas não é capaz de combater a intolerância religiosa pretendida pelo ensino religioso brasileiro.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Rosa (estagiario.mestrado@faculdadeunida.com.br) on 2018-09-04T19:48:43Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Alécio Terra da Silva.pdf: 11291912 bytes, checksum: e3639110e26f9fda81268d484d059632 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-04T19:48:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Alécio Terra da Silva.pdf: 11291912 bytes, checksum: e3639110e26f9fda81268d484d059632 (MD5) Previous issue date: 2017-06-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesAUDARD, Catherine. Cidadania e democracia deliberativa. Porto Alegre: EDIPUCRS, coleção filosofia, 2006. ALENCAR, Gedeon. Protestantismo tupiniquim: hipóteses sobre a (não) contribuição evangélica à cultura brasileira. São Paulo: Arte Editorial, 2005. BARBOSA, Roseane do Socorro Gomes. A prática do Ensino Religioso não confessional: uma análise da perspectiva e do conteúdo da revista Diálogo à luz do modelo das Ciências da Religião. 2012. 132 f. Tese (Mestrado) – Mestrado em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. BARREIRA, Marcelo M. Uma proposta de redescrição neopragmática do religioso na “sociedade pós-secular”. In: ROSA, Wanderley P. da; RIBEIRO, Osvaldo L. (Orgs). Religião e Sociedade (pós) secular. São Paulo: Academia Cristã, 2014. BRANDENBURG, Laura. E. Concepções epistemológicas no Ensino Religioso. In: BRANDENBURG, Laura E.; FUCHS, Henri L.; KLEIN, Remí; WACHS, Manfredo C. (Orgs). Ensino Religioso na escola: bases, experiências e desafios. São Leopoldo: Oikos, 2005. BECKER, Michael. Ensino religioso entre catequese e ciências da religião: uma avaliação comparativa da formação dos professores de ensino religioso no Brasil e da aprendizagem inter-religiosa na Alemanha em busca de um ensino religioso interteológico e interdisciplinar. 2010. 328 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade do Ceará, Fortaleza, Ceará, 2010. BRITO, Lucelmo Lacerda. Modelos divergentes de ensino religioso? Análise das experiências do RJ e SC. 2015. 209 f. Tese (Doutorado) – Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. CAVALCANTE, Ronaldo. A influência do cristianismo na esfera política e o caso do protestantismo ocidental: momentos e desafios. In: SANTOS, Francisco de A. S. dos; GONÇALVES, José M.; RIBEIRO, Osvaldo L. (Orgs). Ciências das religiões aplicadas: interfaces de uma ciência-profissão. Vitória -E.S.: Unida, 2014, v.2. DANNER, Leno Francisco. Habermas e a ideia da continuidade reflexiva do projeto de estado social: da reformulação do déficit democrático da social-democracia à contraposição ao neoliberalismo. 2011. 206 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2011. DANTAS, Douglas Cabral. O ensino religioso na rede pública estadual de Belo Horizonte, MG: história, modelos e percepções de professores sobre informação e docência. 2002. 206f. Tese (Mestrado) Mestrado de Educação, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2002. DEVECHI, Catia Picollo Viero. Racionalidade comunicativa e a fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísico. 2008. 201 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós- Certificado pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade Unida de Vitória – 29/06/2017. 76 Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, 2008. DICKIE, M.A.S.; LUI, J.A. O ensino religioso e a interpretação da lei. Horizontes antropológicos, Porto Alegre, ano 13, n.27, 2007. FONAPER. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Religioso. São Paulo: Mundo Mirim, 2009. FONSECA, D. J. A história, o africano e o afro-brasileiro. In: PAULA, Benjamim X. de; PERON, Cristina M. R. (Orgs). A educação, história e cultura da África e afro-brasileira. Uberlândia, MG: Ribeirão Gráfica Editora, 2008. FONSECA, F.T. Religião e direito no século XXI: A liberdade religiosa no estado laico. Curitiba: Juruá, 2015. FRAZÃO, Heliana. Pesquisa mostra que intolerância religiosa ainda está presente em escolas brasileiras. UOL.com.br, Salvador, Bahia, seção de notícias, p.1, 10 set. 2010. GARCIA, Rafael R. Mito, diversidade e intolerância reflexões e apontamentos a partir de Cassirer e Habermas. Ideias, Campinas, nova série, n. 8, 2014. GIUMBELLI, Emerson. A modernidade do cristo redentor. Revista de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, v. 51, n. 1, 2008. GOMES, Roberto Luiz. O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educação. 2005. 159 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação na área de Filosofia, História e Educação, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2005. GONÇALVES, António Baptista. Direitos humanos e (in) tolerância religiosa: laicismo, proselitismo, fundamentalismo e terrorismo. 2011. 224 f. Tese (Doutorado) – Doutorado em Filosofia do Direito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. GONÇALVES, José M. Religião e violência: a justificação da violência no cristianismo antigo. In: SANTOS, Francisco de A. S. dos; GONÇALVES, José M.; RIBEIRO, Osvaldo L. (Orgs). Ciências das religiões aplicadas: interfaces de uma ciência-profissão. Vitória -E.S.: Unida, 2014, v.2. HABERMAS, Jürgen. Teoria do Agir Comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: Martins Fontes, 2012a. ______. Teoria do Agir Comunicativo: Sobre a crítica da razão funcionalista. São Paulo: Martins Fontes, 2012b. ______. Racionalidade e Comunicação. Lisboa: Edições 70, 1996. ______. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989. Certificado pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade Unida de Vitória – 29/06/2017. 77 ______. Entred naturalismo e religião: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2007. JACOBSEN, Eneida. Teologia e teoria política: aproximações críticas entre correntes da teologia contemporânea e o pensamento político de Jurgen Habermas. 2015. 324 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Teologia, Faculdade EST, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, 2015. LAGES, José António Correa. Ensino do fenômeno religioso na escola pública: área de conhecimento necessária para uma sociedade secularizada. 2016. 315f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, São Paulo, 2016. LEITE, Fabio C. Estado e religião: a liberdade religiosa no Brasil. Curitiba: Juruá, 2014. LIMA, Aline Pereira. O ensino religioso na escola pública: regras que cooperam para a sua organização. 2016. 183 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2016. LUCHI, José Pedro. A superação da filosofia da consciência em J. Habermas: a questão do sujeito na formação da teoria comunicativa da sociedade. Série Filosofia, Roma, v.12, 1999. ______. O lugar das religiões numa sociedade pós-secular. Discussão da perspectiva de J. Habermas. In: ROSA, Wanderley P. da; RIBEIRO, Osvaldo L. (Orgs). Religião e Sociedade (pós) secular. São Paulo: Editora Academia Cristã, 2014. MOCELLIN, Terezinha Maria. O mal-estar no ensino religioso: localização, contextualização e interpretação. 2008. Tese (Doutorado) – Doutorado em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. MONTERO, Paula. Religião, pluralismo e a esfera pública no Brasil. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n.74, 2006. ______. O campo religioso, secularismo e a esfera pública no Brasil. Rio de Janeiro, p.1-7, out/dez, 2011. ______. Controvérsias religiosas e esfera pública: repensando as religiões como discurso. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, 2012. MOZELLI, Gustavo Sarti. A fundamentação do direito no marco da teoria crítica da sociedade de Jurgen Habermas. 2013. 103 f. Tese (Mestrado) – Pós-Graduação em Filosofia, Faculdade de Jesuíta de Filosofia e Teologia, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2013. ORO, Ari P. Liberdade religiosa no Brasil: as percepções dos atores sociais. In: ORO, Ari. P.; STEIL, Carlos A.; CIPRIANI, Roberto; GIUMBELLI, Emerson (Orgs). A religião no espaço público: atores e objetos. São Paulo: Terceiro Nome, 2012. Certificado pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade Unida de Vitória – 29/06/2017. 78 PEREIRA, J. L. Q. Liberdade de religião: à luz do tribunal europeu de direitos do homem (TEDH) e notas críticas sobre o Brasil. Curitiba: Juruá, 2014. PERSCH, Danilo. O problema da fundamentação moral: uma investigação das teorias de Jurgen Habermas. 2009. 141 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade de São Carlos, São Paulo, 2009. PINTO, José Marcelino de Rezende. A teoria da ação comunicativa de Jurgen Habermas: conceitos básicos e possibilidades à administração escolar. Paidéia, Ribeirão Preto, p. 77-96, 1995. RODRIGUES, E. B. Estado laico e símbolos religiosos no Brasil: As relações entre estado e religião no constitucionalismo contemporâneo. Curitiba: Juruá, 2014. ROCHA, José G. Teologia e Negritude: um estudo sobre os agentes de pastoral negros. São Leopoldo RS: Pallotti, 1998. SANTO, Eliseu R. do E. O Ensino Religioso nas constituições do Brasil. In: BRANDENBURG, Laura E.; FUCHS, Henri L.; KLEIN, Remi, WACHS, Manfredo C. (Orgs). Ensino Religioso na escola: bases, experiências e desafios. São Leopoldo: Oikos, 2005. SELLES, S. E.; DORVILLÉ, L. F. M.; PONTUAL, L. V. Ensino religioso nas escolas estaduais do Rio de Janeiro: implicações para o ensino de ciências/biologia. Ciência & Educação, Bauru, v.22, n 4, 2016. SANTOS, Jacirema Maria Thimoteo dos. A pessoa humana: implicações de um conceito teológico para a compreensão do ensino religioso. 2015. 210 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Teologia, Departamento de Teologia do Centro de Teologia e Ciências humanas, Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. SILVA, Claudio M. da. Ensino Religioso: Estado laico e proteção do direito à educação. In: BRANDENBURG, Laura E.; KLEIN, Remí; REBLIN, Iuri A.; STRECK, Gisela I. W. (Orgs). Ensino Religioso e Docência e(m) Formação. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2003. SILVA, Allan do Carmo. Laicidade versus confessionalismo na escola pública: um estudo em Nova Iguaçu (RJ). 2013. 134 f. Tese (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, área de concentração de Políticas e Instituições Educacionais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. SIQUEIRA, Gisele do P. O ensino religioso nas escolas públicas do Brasil: implicações epistemológicas em um discurso conflitivo, entre laicidade e a confessionalidade num estado republicano. Juiz de Fora, M.G., 2012. SUNG, Jung M. Cristianismo como religião pública, pluralismo e diálogo. In: JUNIOR, Raimundo C. B.; CAVALCANTE, Ronaldo; ROSA, Wanderley P. da (Orgs). Cristianismo mundial como religião pública. Vitória- E.S: Unida, 2016, v.1. Certificado pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade Unida de Vitória – 29/06/2017. 79 VIEIRA, Elaine Terezinha de Souza. Violências e relações étnico-raciais: o que a educação tem a ver com isso? Identidade, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, nº16, n.2, p. 225, jul./dez. 2011. ZABATIERO, Julio Paulo Tavares. A religião e a esfera pública. Cadernos de Ética e Filosofia Política, São Paulo, v.12, p. 139-159, 2008. ZANELLA, Diego Carlos. Filosofia e sociedade: uma leitura a partir de Habermas. Fragmentos de Cultura, Goiânia, v.19, n.9/10, 2010. Endereços Eletrônicos BOECHAT, Breno. Estudante agredida por intolerância religiosa dentro de escola não quer voltar ao colégio. extra.globo.com, Rio de Janeiro, 30 ago. 2015, notícias. Disponível em: <http://extra.globo.com/noticias/brasil/estudante-agredida-por-intolerancia-religiosadentro- de-escola-nao-quer-voltar-ao-colegio-17650415.html>. Acesso em: 07 dez. 2016. FEDERAL, Governo. LEI N°9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 31 jan. 2017. FEDERAL, Governo. LEI N°9.475 de 22 de julho de 1997. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9475.htm>. Acesso em: 1 fev. 2017. FERNANDES, A. Cbc anos finais: ensino religioso. 2014. 18 slides., 13 cm x 16 cm. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/toniafeto/cbc-anos-finais-ensino-religioso>. Acesso em: 2 fev. 2017 FONAPER. Base nacional comum curricular. Disponível em: <http://www.fonaper.com.br/basenacionalcomumcurricular.php>. Acesso em: 05 mar. 2017. GERAIS, Sindute, Minas. Resolução SEE N°2.197, de outubro de 2012. Disponível em: <http://www.sindutemg.org.br/novosite/janela.php?pasta=files&arquivo=5060>. Acesso em: 05 mar. 2017.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHabermas – Teoria do agir comunicativo – religião – ensino religioso – intolerância religiosa.pt_BR
dc.subjectHabermas - communicative action‟s theory - religion - religious teaching - religious intolerance.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleSOBRE A (IM)POSSIBILIDADE DA AÇÃO COMUNICATIVA DE JÜRGEN HABERMAS PARA O COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA: O CASO DO ENSINO RELIGIOSO DE MINAS GERAISpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Alécio Terra da Silva.pdfDissertação - Alécio Terra da Silva11,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.