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metadata.dc.type: Dissertação
Title: SOBRE A (IM)POSSIBILIDADE DA AÇÃO COMUNICATIVA DE JÜRGEN HABERMAS PARA O COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA: O CASO DO ENSINO RELIGIOSO DE MINAS GERAIS
metadata.dc.creator: SILVA, ALÉCIO TERRA DA
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Osvaldo Luiz
metadata.dc.contributor.referee1: Brotto, Julio Cezar de Paula
metadata.dc.contributor.referee2: Luchi, José Pedro
metadata.dc.contributor.referee3: Ribeiro, Osvaldo Luiz
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como escopo a análise da possibilidade da teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas em sanar conflitos religiosos no ensino religioso proposto pelo governo brasileiro. Por meio de revisão bibliográfica, lançou-se luz sobre o tema. A pesquisa teve como objetivo geral analisar a probabilidade da teoria do agir comunicativo postulada por Habermas no combate à intolerância religiosa proposta pelo Ensino Religioso Escolar para o Estado de Minas Gerais, buscando apontar que tal teoria não se coaduna à matriz sociológico-cultural brasileira, inclusive a de Minas Gerais. O argumento consistiu na apresentação do conceito de racionalidade postulada por Habermas e juntamente com este, expõe-se a sistematização da teoria do agir comunicativo. Em seguida são apresentados os modelos de Ensino Religioso que foram constituídos na história do Brasil. Por fim, busca-se a descrição de como os críticos brasileiros analisam a teoria do agir comunicativo e sua impraticável ação para o conflito religioso na esfera pública por meio do Ensino Religioso. Conclui-se que a teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas não é capaz de combater a intolerância religiosa pretendida pelo ensino religioso brasileiro.
Abstract: The present work has in its scope the analysis of the theory‟s possibility of the communicative action of Jürgen Habermas in healing religious conflicts in the religious education proposed by the Brazilian government. By means of a bibliographical review, the theme was launched. The research had as general objective to analyze the probability of the theory of communicative ager postulated by Habermas in combat against the religious intolerance proposed from religious teaching in the public school of the state of Minas Gerais, seeking to point out that such theory does not fit the Brazilian sociological-cultural matrix, Minas Gerais. The argument consists in the presentation of the concept of rationality postulated by Habermas and together with this, the systematization of the theory of communicative action is exposed. Then are presented the models of Religious Teaching that were constituted in the history of Brazil. The description of how the Brazilian critics analyze the theory of communicative action and its impracticable action for the religious conflict in the public sphere through Religious Education is described. It is concluded that the theory of communicative action of Jürgen Habermas is not able to combat the religious intolerance intended by the Brazilian religious teaching.
Keywords: Habermas – Teoria do agir comunicativo – religião – ensino religioso – intolerância religiosa.
Habermas - communicative action‟s theory - religion - religious teaching - religious intolerance.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Ciências da Religiões
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
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metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/130
Issue Date: 29-Jun-2017
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