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Tipo: Dissertação
Título: O LUGAR DA CRIANÇA NA INSTITUIÇÃO RELIGIOSA: UMA ANÁLISE DO TRABALHO DESENVOLVIDO PELA IGREJA BATISTA DE LARANJEIRAS NA CIDADE DE SERRA - ES
Autor(es): ROSA, KATIA ANTÔNIA FERREIRA
Primeiro Orientador: Terra, Kenner Roger Cazotto
Primeiro membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Segundo membro da banca: Stieg, Vanildo
Terceiro membro da banca: Terra, Kenner Roger Cazotto
Resumo: Esta dissertação analisa o lugar da criança no culto infantil no âmbito da instituição religiosa, na Igreja Batista de Laranjeiras, no município de Serra/ES. Propôs-se aqui observar as práticas docentes quanto ao conhecimento das leis e diretrizes que amparam os direitos das crianças/infâncias. Assim, é preciso compreender a infância como construção histórica e social, pois as várias infâncias nos diversos lugares e espaços passaram a exigir do professor novas lentes de conhecimento. Os estudos de autores como Ariès (1973), Benjamin (1984), Kuhlmann Jr. (2010), Sarmento e Pinto (1997), da era medieval à modernidade, sinalizam o percurso da criança/infância ao longo da história, e norteiam a relevância dos diálogos voltados para esse campo. Optou-se, como abordagem metodológica, pela investigação qualitativa que se utilizará da pesquisa etnográfica, delineando-se uma postura analítica dos indivíduos e seus tratos nos processos educativos. Nas ciências humanas são produzidos dados e conhecimentos. Isso porque quando se escolhe determinado dado, eticamente anuncia-se uma postura política e encaminha-se o se quer dizer. Esses dados foram coletados a partir de observação não participante, entrevistas e análise documental, por meio de registro de campo, vídeo gravações e fotos. Identificou-se que a instituição religiosa, como espaço de ensino da fé cristã, apropria-se de teóricos consagrados e de leis e diretrizes para nortear os direitos e vozes das crianças. Conclui-se que o lugar da criança está impregnado de várias culturas e espaços e é construído nas diversas relações e interações, pelo reconhecimento de suas concepções históricas e peculiaridades, constituindo-se a criança como sujeito construtor do seu lugar na sociedade.
Resumo Alternativo: This dissertation analyzes the place of the child in the worship of children within the religious institution in the Baptist Church of Laranjeiras, in the municipality of Serra / ES. It was proposed here to observe the teaching practices regarding to the knowledge of the laws and guidelines that support the rights of children /childhood. Thus it is necessary to understand the childhood as a historical and social construction, since the various childhoods in the several places and spaces have started demanding from the teacher new lenses of knowledge. The studies of authors such as Ariès (1973), Benjamin (1984), Kuhlmann Jr. (2010), Sarmento and Pinto (1997), from the medieval era to modernity, show the path of the child / childhood along the History and guide the relevance of the dialogues focused on this field. It was chosen as a methodological approach by the conception of qualitative research, outlining an analytical posture of the individuals and their dealings in the educational processes. Data was collected from the non-participant observation, interviews and documentary analysis, through field registration, video recordings and photos. It was identified that the religious institution as an educational space of the Christian faith, it appropriates consecrated theorists, laws and guidelines to guide the rights and voices of the children. It is concluded that the place of the child is impregnated with various cultures and spaces and it is built in the various relations and interactions, by the recognition of her/his historical conceptions and peculiarities, constituting the child as the constructive subject of her/his place in society.
Palavras-chave: Infância. Criança. Professor(a). Formação. Instituição Religiosa
Childhood. Child. Teacher. Formation. Religious Institution
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: ABRAMOWICZ, A.; WAJSKOP, G. Os espaços físicos. In: ABRAMOWICZ, A.; WAJSKOP, G. Educação infantil - Creches: atividades para crianças de zero a seis anos. São Paulo: Moderna, 1999. ALARCÃO, I. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto Editora, Portugal, 1996. ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2003. AQUINO. L. As políticas sociais para a infância a partir de um olhar sobre a história da criança no Brasil. In: ROMAM E. D. STEYER V. E. A criança de 0 a 6 anos e a educação infantil: um retrato multifacetado. Ulbra, 2001. p. 31. ARANHA, M. S. F. Educação inclusiva: transformação social ou retórica? In: OMOTE, Sadão (Org.). Inclusão: intenção e realidade. Marília: Fundep, 2004. p. 2. ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973. ARRUDA, Kátia Magalhães. O trabalho de crianças no Brasil e o direito fundamental à infância. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/13
Data do documento: 27-Fev-2018
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