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dc.contributor.advisor1Santos, Francisco de Assis Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240820674289937pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee2Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Francisco de Assis Souza dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240820674289937pt_BR
dc.creatorTAVARES, ALEXANDRE CAMELO-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9045028188809884pt_BR
dc.date.accessioned2018-09-04T19:14:38Z-
dc.date.available2016-12-05-
dc.date.available2018-09-04T19:14:38Z-
dc.date.issued2016-12-05-
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dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/128-
dc.description.abstractThe present research demonstrates a study about the Religious Education curricular component, trying to analyze the problems that are presented around the adoption of Religious Education as a discipline, as well as pedagogical practices that include the theme of religion or religiosity in the school context. The research shows the guidelines on Religious Education in Brazilian legislation, highlighting the ideas of the defenders and critics of this discipline, as well as, presents demonstrative data about Religious Education in teaching units of the municipal network of Vila Velha, Espírito Santo, in order to To enable a broader and more lively understanding of the state of the discipline in the public school, specifically in elementary school. The main objective of the research was to deepen the knowledge about religion and religious teaching in school, in order to defend the need to insert teaching about religions as an aspect of culture, as important knowledge to know about human existence and, consequently, Necessary approach in primary school classrooms.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa demonstra um estudo acerca do componente curricular Ensino Religioso, tentando analisar as problemáticas que se apresentam em torno da adoção do Ensino Religioso como disciplina, bem como das práticas pedagógicas que incluem o tema da religião ou religiosidade no contexto escolar. A pesquisa demonstra as orientações sobre o Ensino Religioso na legislação brasileira, destacando as ideias dos defensores e críticos dessa disciplina, bem como, apresenta dados demonstrativos acerca do Ensino Religioso em unidades de ensino da rede municipal de Vila Velha, Espírito Santo, no intuito de possibilitar o entendimento mais amplo e vivo da situação da disciplina na escola pública, especificamente, no ensino fundamental. O objetivo maior da pesquisa foi aprofundar o saber sobre religião e sobre o Ensino Religioso na escola, no intuito de defender a necessidade de inserção do ensino sobre as religiões como aspecto da cultura, como conhecimento importante a saber sobre a existência humana e, consequentemente, de necessária abordagem nas salas de aula do ensino fundamental.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Rosa (estagiario.mestrado@faculdadeunida.com.br) on 2018-09-04T19:14:38Z No. of bitstreams: 1 Disseração - Alexandre Camelo Tavares.pdf: 43925113 bytes, checksum: a03408c8477899dba9816731fb83c21f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-04T19:14:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Disseração - Alexandre Camelo Tavares.pdf: 43925113 bytes, checksum: a03408c8477899dba9816731fb83c21f (MD5) Previous issue date: 2016-12-05en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religioso, Religião, Legislação, Práticas Pedagógicas.pt_BR
dc.subjectReligious Education, Religion, Law, teaching practices.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA: UM ESTUDO ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO RELIGIOSO NO MUNICÍPIO DE VILA VELHApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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