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dc.contributor.advisor1Souza, Francisco de Assis Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240820674289937pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Francisco de Assis Souza dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240820674289937pt_BR
dc.creatorANJOS, ANDERSON MENDES BATISTA DOS-
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dc.date.accessioned2018-09-04T17:59:30Z-
dc.date.available2015-08-31-
dc.date.available2018-09-04T17:59:30Z-
dc.date.issued2015-08-31-
dc.identifier.citationALARCÃO, Isabel (Org.) Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: ARTMED, 2001. ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre. Petrópolis: Vozes, 2000. BASTOS, Maxwel Monteiro. Espaços de formação do profissional de educação: saberes e movimentos em rede. In: GARCIA, Regina Leite (Org.). Aprendendo com os movimentos sociais. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. BERGER, Peter Ludwig. O Dossel Sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Editora Paulus, 1985. ______. Perspectivas Sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis RJ, Vozes, 2007. BRASIL. Constituição (1824). Constituição Política do Império do Brasil, de 25 de março de 1824. Disponível em: < http://www.monarquia.org.br/pdfs/constituicaodoimperio.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2015. ______. Constituição (1891). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 24 de fevereiro de 1891. 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dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/125-
dc.description.abstractThis research has important elements about the presence of “Religious Education” discipline in the public schools curriculum in Colatina – ES, with the guideline principles the legislation and the continued education of teachers. Grounded through the interaction between literature and field research, the report’s general objective is to understand how the continued education process of the Religious Education teachers of the Municipal Education Complex occur, with the impressions of the actors involved in this process and the benefits brought to the teaching and learning process of the students. The first chapter provides historical data on the Religious Education and the progress of the legislation to the teacher training. The second chapter gives a glimpse into de presence of the Religious Education in public schools in Colatina – ES, the legal regulation that supports the existence of this discipline in the curriculum and the importance of continued training of teachers that teach this discipline. The third chapter is enriched with data collected through questionnaires and answered by eleven groups of teachers who teach Religious Education in twenty-two primary schools- Final Years of the Municipal Education Complex of Colatina – ES and participate regularly in specific meetings of continued education, promoted by the Department of Education of this city. Through dialogue with theorists like Junqueira, Freire, Nóvoa and Saviani, the analyzes make it clear that the impacts of continued training offered to teachers of Religious Education in Colatina – ES positively interfere in their practice in the classroom.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa traz elementos importantes acerca da presença da disciplina “Ensino Religioso Escolar” nos currículos das escolas públicas municipais de Colatina – ES, tendo como eixos norteadores a legislação e a formação continuada de professores. Fundamentada por meio da interação entre a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, o relatório apresentado tem como objetivo geral compreender como ocorrem os processos de formação continuada dos docentes de Ensino Religioso Escolar da Rede Municipal de Ensino de Colatina – ES, apresentando as impressões dos atores envolvidos neste processo e os benefícios trazidos para o processo ensino e aprendizagem dos educandos. O primeiro capítulo traz dados históricos sobre o Ensino Religioso Escolar, dos avanços da legislação à formação de professores. O segundo capítulo traça um olhar sobre a presença do Ensino Religioso Escolar nas escolas públicas municipais de Colatina – ES, a normatização legal que ampara a existência dessa disciplina nos currículos e a sua importância na formação continuada dos docentes que ministram tais aulas. O terceiro capítulo foi enriquecido com dados coletados, por meio de questionários, e respondidos pelo grupo de onze professores que lecionam Ensino Religioso Escolar nas vinte e duas escolas de Ensino Fundamental – Anos Finais da Rede Municipal de Ensino de Colatina – ES e participam periodicamente de encontros de formação continuada específicos, promovidos pela Secretaria de Ensino deste município. Por meio do diálogo com teóricos como Junqueira, Freire, Nóvoa e Saviani, as análises feitas deixam em evidência que os impactos causados pela formação continuada oferecida aos professores de Ensino Religioso Escolar de Colatina – ES interferem positivamente na sua práxis em sala de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Rosa (estagiario.mestrado@faculdadeunida.com.br) on 2018-09-04T17:59:30Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Anderson Mendes Batista dos Anjos.pdf: 20858081 bytes, checksum: 117826f00ac91aa9667706d31b43ae4c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-04T17:59:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Anderson Mendes Batista dos Anjos.pdf: 20858081 bytes, checksum: 117826f00ac91aa9667706d31b43ae4c (MD5) Previous issue date: 2015-08-31en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesALARCÃO, Isabel (Org.) Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: ARTMED, 2001. ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre. Petrópolis: Vozes, 2000. BASTOS, Maxwel Monteiro. Espaços de formação do profissional de educação: saberes e movimentos em rede. In: GARCIA, Regina Leite (Org.). Aprendendo com os movimentos sociais. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. BERGER, Peter Ludwig. O Dossel Sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Editora Paulus, 1985. ______. Perspectivas Sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis RJ, Vozes, 2007. BRASIL. Constituição (1824). Constituição Política do Império do Brasil, de 25 de março de 1824. Disponível em: < http://www.monarquia.org.br/pdfs/constituicaodoimperio.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2015. ______. Constituição (1891). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 24 de fevereiro de 1891. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religioso Escolar. Docentes. Educandos. Formação Continuada.pt_BR
dc.subjectReligious Education. Teachers. Students. Continued training.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleENSINO RELIGIOSO ESCOLAR: OS IMPACTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA NOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE COLATINA – ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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