Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/125
metadata.dc.type: Dissertação
Title: ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR: OS IMPACTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA NOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE COLATINA – ES
metadata.dc.creator: ANJOS, ANDERSON MENDES BATISTA DOS
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Francisco de Assis Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Abdruschin Schaeffer
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, David Mesquiati de
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Francisco de Assis Souza dos
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa traz elementos importantes acerca da presença da disciplina “Ensino Religioso Escolar” nos currículos das escolas públicas municipais de Colatina – ES, tendo como eixos norteadores a legislação e a formação continuada de professores. Fundamentada por meio da interação entre a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, o relatório apresentado tem como objetivo geral compreender como ocorrem os processos de formação continuada dos docentes de Ensino Religioso Escolar da Rede Municipal de Ensino de Colatina – ES, apresentando as impressões dos atores envolvidos neste processo e os benefícios trazidos para o processo ensino e aprendizagem dos educandos. O primeiro capítulo traz dados históricos sobre o Ensino Religioso Escolar, dos avanços da legislação à formação de professores. O segundo capítulo traça um olhar sobre a presença do Ensino Religioso Escolar nas escolas públicas municipais de Colatina – ES, a normatização legal que ampara a existência dessa disciplina nos currículos e a sua importância na formação continuada dos docentes que ministram tais aulas. O terceiro capítulo foi enriquecido com dados coletados, por meio de questionários, e respondidos pelo grupo de onze professores que lecionam Ensino Religioso Escolar nas vinte e duas escolas de Ensino Fundamental – Anos Finais da Rede Municipal de Ensino de Colatina – ES e participam periodicamente de encontros de formação continuada específicos, promovidos pela Secretaria de Ensino deste município. Por meio do diálogo com teóricos como Junqueira, Freire, Nóvoa e Saviani, as análises feitas deixam em evidência que os impactos causados pela formação continuada oferecida aos professores de Ensino Religioso Escolar de Colatina – ES interferem positivamente na sua práxis em sala de aula.
Abstract: This research has important elements about the presence of “Religious Education” discipline in the public schools curriculum in Colatina – ES, with the guideline principles the legislation and the continued education of teachers. Grounded through the interaction between literature and field research, the report’s general objective is to understand how the continued education process of the Religious Education teachers of the Municipal Education Complex occur, with the impressions of the actors involved in this process and the benefits brought to the teaching and learning process of the students. The first chapter provides historical data on the Religious Education and the progress of the legislation to the teacher training. The second chapter gives a glimpse into de presence of the Religious Education in public schools in Colatina – ES, the legal regulation that supports the existence of this discipline in the curriculum and the importance of continued training of teachers that teach this discipline. The third chapter is enriched with data collected through questionnaires and answered by eleven groups of teachers who teach Religious Education in twenty-two primary schools- Final Years of the Municipal Education Complex of Colatina – ES and participate regularly in specific meetings of continued education, promoted by the Department of Education of this city. Through dialogue with theorists like Junqueira, Freire, Nóvoa and Saviani, the analyzes make it clear that the impacts of continued training offered to teachers of Religious Education in Colatina – ES positively interfere in their practice in the classroom.
Keywords: Ensino Religioso Escolar. Docentes. Educandos. Formação Continuada.
Religious Education. Teachers. Students. Continued training.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Ciências da Religiões
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citation: ALARCÃO, Isabel (Org.) Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: ARTMED, 2001. ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre. Petrópolis: Vozes, 2000. BASTOS, Maxwel Monteiro. Espaços de formação do profissional de educação: saberes e movimentos em rede. In: GARCIA, Regina Leite (Org.). Aprendendo com os movimentos sociais. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. BERGER, Peter Ludwig. O Dossel Sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Editora Paulus, 1985. ______. Perspectivas Sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis RJ, Vozes, 2007. BRASIL. Constituição (1824). Constituição Política do Império do Brasil, de 25 de março de 1824. Disponível em: < http://www.monarquia.org.br/pdfs/constituicaodoimperio.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2015. ______. Constituição (1891). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 24 de fevereiro de 1891. Disponível em: < http://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1824-1899/constituicao-35081-24-fevereiro-1891-532699-publicacaooriginal-15017-pl.html>. Acesso em: 02 jun. 2015. ______. Constituição (1934). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 16 de Julho de 1934. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao34.htm>. Acesso em: 02 jun. 2015. ______. Constituição (1937). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 10 de novembro de 1937. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao46.htm>. Acesso em: 02 jun. 2015. ______. Constituição (1946). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 18 de setembro de 1946. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao46.htm>. Acesso em: 02 jun. 2015. ______. Constituição (1967). Constituição da República Federativa do Brasil de 1967, de 24 de janeiro de 1967. Disponível em<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao67.htm>.Acesso em: 02 jun. 2015. ______. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, de 5 de outubro de 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm >. Acesso em: 02 jun. 2015. ______. Lei nº.: 9.475, 22 de julho de 1997. Dá nova redação ao art. 33 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF: 1997. ______. Lei n°.: 9394/1996, Artigo 32, incisos I-IV CONERES, SEDU, Diretrizes e Orientações sobre o Ensino Religioso no Estado do Espírito Santo. 2007. ______. Presidência da República. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº.: 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996. ______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. 174 p. CANDAU, Vera Maria (org). Magistério:construção cotidiana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. ______. Formação Continuada de Professores: Tendências Atuais. IN: MIZUKAMI, Maria da Graça N.; REALI, Aline Maria de M. Rodrigues. Formação de Professores: Tendências Atuais. São Paulo: EDUFSCar e FINEP, 1996. CARON, Lurdes (org.) e Equipe do GRERE. O ensino Religioso na Nova LDB: histórico, exigências, documentário. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. CARVALHO, Laerte Ramos de. As Reformas Pombalinas da Instrução Pública. São Paulo: Saraiva, 1978. CHIMENTÃO, L. K. O significado da formação continuada docente. In: Congresso Norte Paranaense de Educação física Escolar, 2009. Londrina. UEL 2009. COLATINA. Lei n°.: 4.984 de 13 de julho de 2004. Aprova o Plano Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação de Colatina, 2004. ______. Diagnóstico Preliminar do Plano Municipal de Educação – 2015-20025. Secretaria Municipal de Educação de Colatina, 2015. DEMO, Pedro. Formação Permanente de Professores: educar pela pesquisa. In MENEZES, L.C. (org) Professores: Formação e Profissão. Campinas, S.P: Autores Associados, 1996. ______. Pesquisa: Princípios Científicos e Educativos. São Paulo. Cortez, 1993. ESCARIÃO, Glória das Neves Dutra. A Globalização e a homegeneização do currículo no Brasil. Tese (Doutorado em Educação). Paraíba: 2006. DURKHEIN, Émile. As Regras do Método Sociológico. São Paulo. Martin Claret. Coleção A Obra Prima de cada autor. 2002. ______. As Formas Elementares da Vida Religiosa: o Sistema Totêmico na Austrália. São Paulo: Editora Paulus, 1989. ______. Dicionário das Religiões. 1996. ESPÍRITO SANTO. Secretaria de Estado da Educação. Conselho Estadual de Educação. Resolução CEE/ES n°.: 1.900/2009. Dispõe sobre a oferta da disciplina Ensino Religioso no Ensino Fundamental das Escolas Públicas do Estado do Espírito Santo. Diário Oficial [dos Poderes do Estado], Vitória, 26 nov. 2009 p.13. FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. Ensino religioso: perspectivas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 1994. ______. O tema gerador no currículo de educação religiosa: o senso do simbólico. Petrópolis: Vozes, 2000. FOERSTE, Erineu. Parceria na formação de professores. São Paulo: Cortez, 2005. FREIRE, 1979: Cf. ALVES, Márcio Moreira, Cristo Del Pueblo, Santiago, Ercilla, 1970. ______. A importância do ato de ler – em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2006. ______. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Tradução de Kátia de Mello e Silva. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979. ______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011. ______. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2007. ______. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1997. GALEANO, Eduardo. As caras e as máscaras. Tradução de Eric Nepomuceno. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 1985. GILES, T. Ransom. História da Educação. São Paulo: E.P.U. 1987. IMPÉRIO DO BRASIL. Documentos complementares do Império do Brasil. (15 de outubro de 1827). In: BONAVIDES, P., AMARAL, R. Textos Políticos da História do Brasil, v. VIII. Brasília: Senado Federal, 1996. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. Ensino Religioso: um histórico processo. In: Luís ALVES, Sérgio R. JUNQUEIRA (Orgs.). Educação Religiosa: construção da identidade do Ensino Religioso e da Pastoral Escolar. Curitiba: Champagnat, 2002. ______. História, legislação e fundamentos do Ensino Religioso. Curitiba: IBPEX, 2008. ______. O Sagrado: fundamentos e conteúdo do Ensino Religioso. Curitiba: IBPEX, 2009. ______. Processo de escolarização do Ensino Religioso no Brasil. Vozes, Petrópolis, 2002. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola – Teoria e Prática. Goiânia: Alternativa, 2004. LORENZETTI, Altair Anacleto. Romanização do Catolicismo (1890-1930) e Educação do Brasil: um estudo de caso: os franciscanos. Curitiba: PUCPR. 1998. MATTOS, I. R. de. O tempo saquarema. A formação do estado imperial. São Paulo: Editora Hucitec, 2004. NACIONAIS, Parâmetros Curriculares – Ensino Religioso. Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. São Paulo: Mundo Mirim, 2009. NALON, Madalena. O papel do Ensino Religioso na vivência de valores. Monografia (Especialização em Metodologia do Ensino Religioso) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2001. NÓVOA, A. (Coord.) Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. ______. Profissão Professor. Portugal: Porto, 1995. ______. Concepções e práticas da formação contínua de professores: In: Nóvoa A. (org.). Formação contínua de professores: realidade e perspectivas. Portugal: Universidade de Aveiro, 1991. ______. Formação de professores e formação docente. In: NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Publicações Dom Quixote, Lisboa, 1992. OLIVEIRA, Lílian Blanck. Formação de docentes para o ensino religioso: perspectivas e impulsos a partir da ética social de Martinho Lutero. São Leopoldo: Escola Superior de Teologia, 2003. PLATAFORMA DHESCA. Relatoria Nacional para o Direito Humano à Educação.<http://www.acaoeducativa.org.br>. Acesso em: 10 maio 2015. RAMPAZZO, Lino. Metodologia Científica: para alunos dos cursos de Graduação e Pós-Graduação. São Paulo: Editora Loyola, 2005. RAMPINELLI, Waldir.; OURIQUES Nildo Domingos (Orgs.). Os 500 anos: a conquista interminável. Petrópolis: Vozes, 1999. RAWLS, J. A ideia da razão pública revista. In. ______. O direito dos povos. São Paulo: Martins Fontes, 2001. RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da educação brasileira: a organização escolar. 8. ed . São Paulo, SP: Cortez: Autores Associados, 1998. SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Campinas: Autores Associados, 2000. ______. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008. SECRETARIA MUNICIPAL DE COLATINA. In: FOCO: Formação Continuada e em Serviço para Profissionais da Rede Municipal de Ensino de Colatina, 2015. STRECK, Danilo R. Educação e Igrejas no Brasil. São Leopoldo: CELADEC/IEPG; São Bernardo do Campo: Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Ciências da Religião, 1995. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2006. ZABALA, Antoni. Prática Educativa. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998. ZIMMERMANN, Roque. Ensino Religioso: uma grande mudança. Brasília, Câmara dos Deputados, Centro de Documentação e Informação, 1998. ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, Educação e Currículo no Brasil: dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas: Autores Associados, 2004.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/125
Issue Date: 31-Aug-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Anderson Mendes Batista dos Anjos.pdfDissertação - Anderson Mendes Batista dos Anjos20,37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.