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Tipo: Dissertação
Título: MÍDIA E RELIGIÃO: O USO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA Vitória 2017
Autor(es): SOUSA, ANTONIO JUNIO ALVES DE
Primeiro Orientador: Ulrich, Claudete Beise
Primeiro membro da banca: Cavalcante, Ronaldo de Paula
Segundo membro da banca: La Paz, Nivia Ivette Núñez de
Terceiro membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Resumo: Esta pesquisa aborda mídia e religião: o uso dos meios de comunicação na Igreja Adventista do Sétimo Dia. Apresenta um breve histórico da Igreja Adventista do Sétimo e sua inserção no Brasil, bem como o uso da mídia escrita por esta igreja. Aponta para o uso das tecnologias, sua finalidade e benefícios, bem como seus malefícios se usada de forma indiscriminada e sem equilíbrio, acarretando problemas de relacionamentos e de interação com o meio em que se vive. Considera, também, como as mídias modernas influenciaram o mundo religioso, especificamente a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Foi observado que, atualmente, igrejas se equipam e investem muitos recursos nesses meios para alcançar novos fiéis, propagar suas crenças, bem como prestar serviços e informações à comunidade em geral. Relata a fundação da primeira rádio adventista do Sétimo Dia no Brasil e a transformação desta primeira emissora no sistema Novo Tempo de Comunicação. A pesquisa de caráter qualitativo, com questionário estruturado, realizada com estudantes de graduação em teologia da Faculdade Unida de Vitória aponta, especialmente, para a relevância e influência da Rede Novo Tempo de Comunicação, sendo ainda o Rádio o meio de comunicação mais acessado.
Resumo Alternativo: This research addresses media and religion: the use of the media in the Seventh-day Adventist Church. It presents a brief history of the Seventh-day Adventist Church and its insertion in Brazil as well as the use of media written by this church. It points to the use of the Technologies, its purpose and benefits, as well as its harms if used indiscriminately and without balance, causing problems of relationships and interaction with the environment in which one lives. It also notes how modern media have influenced the religious world, specifically the Seventh-day Adventist Church. It has been observed that churches today equip themselves and invest many resources in these media to reach out to new believers, to propagate their beliefs as well as to provide services and information to the wider community. It reports on the foundation of the first Seventh-day Adventist radio in Brazil and the transformation of this first station in the New Communication Time system. The qualitative research, with a structured questionnaire, carried out with undergraduate students in Theology of the Faculdade Unida of Vitoria, points especially to the relevance and influence of New Communication Time system, being that radio is still the most accessed medium.
Palavras-chave: Igreja Adventista do Sétimo Dia, Ciências da Religião, Mídias, Meios de Comunicação.
Seventh-day Adventist Church, Science of Religion, Means of Communication, Media Certificado
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: AGUIAR, Veronica. “Maioria dos jovens fica 5h por dia na internet”. Jornal A Tribuna, Vitória, 27 jan. 2017. Cidades, Caderno 3, p. 35 ALVES, Julia Falivene. A invasão cultural norte-americana. São Paulo: Moderna, 1993. APARICI, Roberto. (Org.). Conectados no ciberespaço. São Paulo: Paulinas, 2012 ARMSTRONG, A.; CASEMENT, C. A criança e a máquina. Porto Alegre: Artmed, 2001 ASSIS, Francisco de. “A religião na mídia (e vice-versa)”. Comunicação e sociedade, v. 29. n. 39, p. 201-205, 2008 Resenha do livro MARQUES DE MELO, José; GOBBI, Maria Cristina; ENDO, Ana Claudia Braun. (orgs.). Mídia e religião na sociedade do espetáculo. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2007. Disponível em: <http://bit.ly/2lk9s1j>. Acesso em: 03 de Jan. 2017. [Recensão]. BASSO, Nadia Garcia. Simulacro no Reino de Deus: o uso da mídia televisiva no espaço religioso da Igreja Universal do Reino de Deus como reflexo da condição pós-moderna. Mestrado em Ciências da Religião. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/122
Data do documento: 29-Jun-2017
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