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Tipo: Dissertação
Título: ENSINO RELIGIOSO NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO BRASIL: HISTÓRIA, MODELOS E PERSPECTIVAS
Autor(es): SAMPAIO, CARLINE
Primeiro Orientador: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Primeiro membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Segundo membro da banca: Souza, Cleinton Roberto Perpeto de
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Resumo: Abordar a temática referente ao Ensino Religioso não se constitui como tarefa das mais fáceis. A disciplina extrapola o campo escolar, pois envolve questões que vão além do campo pedagógico. Ao longo de seu percurso em território brasileiro, pode-se perceber que este componente curricular encontra-se relacionado ao campo das tensões políticas, que envolvem negociações entre Estado e religiões. Estão em jogo, além de questões pedagógicas, elementos de ordem legal, religiosa e epistêmica. Dessa forma, propõe-se nesta dissertação o desenvolvimento da temática O Ensino Religioso na rede pública de educação do Brasil: história, modelos e perspectivas. Coloca-se como objetivo principal analisar o Ensino Religioso, considerando seus elementos no ensino público brasileiro – levando em conta seus dilemas e complexidade, sua constituição histórica, tendo como pano de fundo a relação entre Estado e religiões - e a sua possível relação com as Ciências da Religião, enquanto fundamento de área de conhecimento e elemento relevante na formação de professores para a disciplina e suas contribuições para a superação das propostas de Ensino Religioso que adotam a confessionalidade. Dessa forma, o percurso adotado utiliza como principais linhas de reflexão os seguintes pontos: apresentar de que maneira o Ensino Religioso se faz presente nas Constituições brasileiras, analisar a relação entre a disciplina e as religiões, identificar de que forma o modelo Ciências da Religião pode se configurar como importante opção na formação de professores de Ensino Religioso ou aquela que responde com mais ganhos nesse quesito. Os principais resultados obtidos durante a realização desta pesquisa apontam para a adoção e desenvolvimento do Modelo Ciências da Religião como elemento importante na compreensão do Ensino Religioso enquanto área de conhecimento. Esse posicionamento, por sua vez, contribuirá no sentido de despolitizar a disciplina em favor do reconhecimento da graduação em Ciências da Religião como habilitação para docência em Ensino Religioso.
Resumo Alternativo: To approach the subject that refers to the Religious Education cannot be seen as an easy task. The matter goes beyond the scholar field, since it covers issues that reach further than the pedagogical field. Throughout its way on Brazilian territory it is possible to notice that this curricular component is found related to the field of political tensions which involves negotiations between the state and religions. At stake, besides the pedagogical issues, there are elements of legal, religious and epistemic nature. Therefore, it is suggested in this dissertation the development of the theme Religious Education in public education Brazil: history, models and prospects. It is set as the main objective to analyze the Religious Education contemplating its elements in the Brazilian public education – taking into account its dilemmas and complexities as well as its historical constitution, having as background the relationship between state and religions – and its possible link with the Religion Sciences as a fundament of a knowledge field and relevant element on the formation of teachers for the subject and its contribution for the overcoming proposals for Religious Education that adopt the confessionality. This way, the path followed makes use of the following points as lines of reflection: to present in which manner the Religious Education makes itself present in Brazilian Constitutions, o analyze the association between the subject and the religions, identify the way that the Religion Sciences can be configured as an important option on the formation of the teachers of Religious Education or one that would respond with more advantages in this fashion. The main results achieved during the execution of this research point to the adoption and development of the Religion Sciences Model as an important element for the comprehension of the Religious Education as knowledge field. This position, in turn, will contribute in the sense of depoliticizing the subject in favor of the recognition of the graduation in Religion Sciences as habilitation for the teaching of Religious Education.
Palavras-chave: Ensino Religioso. Dilema epistemológico. Modelos de Ensino Religioso. Ciências da Religião.
Religious Education. Epistemological dilemma. Religious Education Models. Religion Sciences.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: BONAVIDES, Paulo; AMARAL, Roberto. Textos Políticos da História do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1996, p. 9. BECKER, Michael. Ensino Religioso entre catequese e ciências da religião. 2010. 328 f. Tese (Doutorado em Educação Brasileira). Universidade Federal do Ceará. Ceará, 28 de julho de 2010. BRANDENBURG, Laude Erandi et al. (Org.). Ensino religioso na escolar: bases, experiências e desafios. São Leopoldo: Oikos, 2005. BRANDENBURG, Laude Erandi; KLEIN, Remí; REBLIN, Iuri Andréas; STRECK, Gisela Isolde Waechter. (Org.). Ensino Religioso e Docência e(m) formação. São Leopoldo: EST/Sinodal, 2013. CARDOSO, Nathalia. Pastoral da Educação e ensino religioso confessional. Arquidiocese de São Sebastião, Rio de Janeiro, 21 de maio de 2015. Disponível em: <http://arqrio.org/noticias/detalhes/3200/pastoral-da-educacao-e-ensino-religioso-confessional> Acesso em: 01 de setembro de 2015. CARON, Lurdes. Políticas e Práticas Curriculares: formação de professores de ensino religioso. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/119
Data do documento: 11-Dez-2015
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