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dc.contributor.advisor1Terra, Kenner Roger Cazotto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2210254997915529pt_BR
dc.contributor.referee1Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee3Terra, Kenner Roger Cazotto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2210254997915529pt_BR
dc.creatorSOARES, DORZÍLIA VAZ DE MORAES-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0029409192066149pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-30T17:46:18Z-
dc.date.available2015-11-12-
dc.date.available2018-08-30T17:46:18Z-
dc.date.issued2015-11-12-
dc.identifier.citationAMARAL, Tânia Conceição Iglesias. Analise dos parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Religioso nas escolas públicas brasileiras. Maringá (PR): Universidade de Maringá 2003, p.70. ARROYO, Miguel Gonzáles. Indagações sobre o currículo: educandos e educadores – seus direitos e o currículo. Brasília. (DF): Ministério da Educação, 2008, p.38. AZEVEDO, Thales de. A religião civil brasileira: um instrumento político. Petrópolis: Vozes, 1998. AZZI, Riolando. Educação e evangelização: perspectivas históricas. Revista de Educação da AEC, Brasília, n. 84, p. 31-49, jul.-set. 1992. BASTOS, Maria Helena. Kreutz, Lúcio. Tambara, Elomar (Orgs) Histórias e memórias da educação do Rio Grande do Sul. Porto Alegre (RS): Seiva publicações, 2002, p,70. BENICÁ, Eli. Fundamentos epistemológicos do ensino religioso. 1998. (mimeo) BRAKEMEIER, Gottfried, (2002). O ser humano em busca de identidade: contribuições para uma antropologia teológica. 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dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/113-
dc.description.abstractThis work has as a research object to Ensino Religioso subject in public schools in the state of Espírito Santo, specifically in the metropolitan area of Grande Vitória. In this sense, we conducted a survey in some schools municipal and state school systems in order to verify the educational context and the collateral offered in the classes of this discipline. Another issue is to verify their suitability to the laws in force in the country and in the state and the reality of students, analyzing the specific contribution of the discipline in the integral formation of children and youth of elementary school, public school. Studies permeate the history and legislation that supports the discipline offer and make a survey of lesson plans, daily classes, exercise books and exercises given to students. Therefore, this study will contribute to a rethinking of the teacher engaged in Ensino Religioso discipline, making him reflect on their teaching, to help in the formation of citizens aware of their role in society.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objeto de pesquisa a disciplina Ensino Religioso nas escolas públicas do Estado do Espírito Santo, mais especificamente, na Região Metropolitana da Grande Vitória. Nesse sentido, fizemos um levantamento em algumas escolas dos sistemas de ensino municipais e estadual, a fim de verificar o contexto pedagógico e o material de apoio oferecido nas aulas dessa disciplina. Outra questão a se verificar é sua adequação às leis vigentes no país e no estado e a realidade dos alunos, analisando a contribuição específica da disciplina na formação integral de crianças e jovens do Ensino Fundamental, das escolas públicas. Os estudos perpassam a história e a legislação que ampara a oferta disciplina e fazem um levantamento de planos de aulas, diários de classes, cadernos e exercícios dados aos alunos. Portanto, o presente estudo contribuirá para um repensar do educador que atua na disciplina de Ensino Religioso, fazendo-o refletir sobre sua prática pedagógica, para que ajude na formação de cidadãos cônscios de seu papel na sociedade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Rosa (estagiario.mestrado@faculdadeunida.com.br) on 2018-08-30T17:46:18Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Dorzília Vaz de Moraes Soares.pdf: 11106288 bytes, checksum: e6fd20f020d43b41185b0593afef8f56 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-30T17:46:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Dorzília Vaz de Moraes Soares.pdf: 11106288 bytes, checksum: e6fd20f020d43b41185b0593afef8f56 (MD5) Previous issue date: 2015-11-12en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesAMARAL, Tânia Conceição Iglesias. Analise dos parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Religioso nas escolas públicas brasileiras. Maringá (PR): Universidade de Maringá 2003, p.70. ARROYO, Miguel Gonzáles. Indagações sobre o currículo: educandos e educadores – seus direitos e o currículo. Brasília. (DF): Ministério da Educação, 2008, p.38. AZEVEDO, Thales de. A religião civil brasileira: um instrumento político. Petrópolis: Vozes, 1998. AZZI, Riolando. Educação e evangelização: perspectivas históricas. Revista de Educação da AEC, Brasília, n. 84, p. 31-49, jul.-set. 1992. BASTOS, Maria Helena. Kreutz, Lúcio. Tambara, Elomar (Orgs) Histórias e memórias da educação do Rio Grande do Sul. Porto Alegre (RS): Seiva publicações, 2002, p,70. BENICÁ, Eli. Fundamentos epistemológicos do ensino religioso. 1998. (mimeo) BRAKEMEIER, Gottfried, (2002). O ser humano em busca de identidade: contribuições para uma antropologia teológica. 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Rio de Janeiro (RJ): DP&A, 1997, p.97. HUACO, Marco – Em defesa das liberdades laicas, Porto Alegre: livraria do advogado, 2008, p.3. JAPIASSU, Hilton. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979. JOFFILY, Bernardo. Brasil 500 anos: atlas histórico. 1. ed. São Paulo: Editora Três, 1998. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo Junqueira. O processo de escolarização do Ensino Religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002. JUNQUEIRA, S.R.A; CORRÊA R.T.C; HOLANDA A.M.R. Ensino Religioso: Aspecto legal e curricular. São Paulo (SP) Paulinas, 2007, p.66. LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL – LDBEN. LEI Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. LUI, Janaina Alencar. Em nome de Deus: um estudo sobre a implementação do Ensino Religioso nas escolas públicas de São Paulo. Florianópolis (SC): UFSC, 2006, p.108. MARTINS, Ives Gandra. Educação Religiosa nas escolas públicas. 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TORRES, João Camilo de O. História de Minas Gerais. Belo Horizonte: Difusão Pan-Americana do Livro, 1962. 3 artigos: Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Conselho de Ensino Religioso do Espírito Santo, Constituição do Estado do Espírito Santo. VASCONCELOS, José Antônio. Fundamentos epistemológicos da história. Curitiba: IBPEX, 2009. WEBBER, Max. Ciência e política: duas vocações. São Paulo (SP): Cultrix, 1998, p.42.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religioso. Formação. Prática pedagógica.pt_BR
dc.subjectReligious Education. Training. Pedagogical practice.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleENSINO RELIGIOSO: UM ESTUDO POR AMOSTRAGEM DAS REDES ESTADUAL E MUNICIPAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIApt_BR
dc.title.alternativeENSINO RELIGIOSO: UM ESTUDO POR AMOSTRAGEM DAS REDES ESTADUAL E MUNICIPAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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