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metadata.dc.type: Dissertação
Title: ENSINO RELIGIOSO: UM ESTUDO POR AMOSTRAGEM DAS REDES ESTADUAL E MUNICIPAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA
Other Titles: ENSINO RELIGIOSO: UM ESTUDO POR AMOSTRAGEM DAS REDES ESTADUAL E MUNICIPAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA
metadata.dc.creator: SOARES, DORZÍLIA VAZ DE MORAES
metadata.dc.contributor.advisor1: Terra, Kenner Roger Cazotto
metadata.dc.contributor.referee1: Ulrich, Claudete Beise
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, David Mesquiati de
metadata.dc.contributor.referee3: Terra, Kenner Roger Cazotto
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objeto de pesquisa a disciplina Ensino Religioso nas escolas públicas do Estado do Espírito Santo, mais especificamente, na Região Metropolitana da Grande Vitória. Nesse sentido, fizemos um levantamento em algumas escolas dos sistemas de ensino municipais e estadual, a fim de verificar o contexto pedagógico e o material de apoio oferecido nas aulas dessa disciplina. Outra questão a se verificar é sua adequação às leis vigentes no país e no estado e a realidade dos alunos, analisando a contribuição específica da disciplina na formação integral de crianças e jovens do Ensino Fundamental, das escolas públicas. Os estudos perpassam a história e a legislação que ampara a oferta disciplina e fazem um levantamento de planos de aulas, diários de classes, cadernos e exercícios dados aos alunos. Portanto, o presente estudo contribuirá para um repensar do educador que atua na disciplina de Ensino Religioso, fazendo-o refletir sobre sua prática pedagógica, para que ajude na formação de cidadãos cônscios de seu papel na sociedade.
Abstract: This work has as a research object to Ensino Religioso subject in public schools in the state of Espírito Santo, specifically in the metropolitan area of Grande Vitória. In this sense, we conducted a survey in some schools municipal and state school systems in order to verify the educational context and the collateral offered in the classes of this discipline. Another issue is to verify their suitability to the laws in force in the country and in the state and the reality of students, analyzing the specific contribution of the discipline in the integral formation of children and youth of elementary school, public school. Studies permeate the history and legislation that supports the discipline offer and make a survey of lesson plans, daily classes, exercise books and exercises given to students. Therefore, this study will contribute to a rethinking of the teacher engaged in Ensino Religioso discipline, making him reflect on their teaching, to help in the formation of citizens aware of their role in society.
Keywords: Ensino Religioso. Formação. Prática pedagógica.
Religious Education. Training. Pedagogical practice.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Ciências da Religiões
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
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metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/113
Issue Date: 12-Nov-2015
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