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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O ENSINO RELIGIOSO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VILA VELHA - ES
metadata.dc.creator: SILVA, ELIELSON DAS NEVES DA
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, David Mesquiati de
metadata.dc.contributor.referee1: Filho, José Adriano
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Osvaldo Luiz
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, David Mesquiati de
metadata.dc.description.resumo: Percebe-se que a prática da disciplina de Ensino Religioso (ER) é complexa e exige do professor um preparo específico para fazer frente aos desafios que essa disciplina lhe impõe. Sendo assim, esta dissertação teve como objetivo analisar o Ensino Religioso no que tange à formação de professores para essa disciplina no Município de Vila Velha-ES. A dissertação está dividida em três capítulos. O primeiro aborda o aspecto histórico e a legislação do ER, a formação docente para a disciplina, e o ER na Prefeitura Municipal de Vila Velha. O segundo capítulo apresenta os modelos de ER, onde o modelo das Ciências da Religião se constitui como aspecto epistemológico da disciplina. No terceiro capítulo apresentamos a pesquisa de campo, desenvolvida no município pesquisado, no final de 2014. A metodologia utilizada privilegia a pesquisa qualitativa em interlocução com a quantitativa. Além da pesquisa bibliográfica, foi aplicado questionário junto a 43 dos 70 docentes de ER do município. Nesse capítulo, alguns dados pesquisados são confrontados com o referencial teórico. O resultado desse trabalho possibilitou reconhecer que, apesar de certas conquistas do ER, depois da Lei de Nº 9495/97, não foram resolvidos os problemas e as questões, sobretudo quanto à formação/profissionalização dos professores no município pesquisado. A formação inicial dos professores constitui-se num grande mosaico, dada a diversidade de graduações; a formação continuada não responde às necessidades dos docentes. Os professores pesquisados buscam nos cursos de Pós-Graduação em Ciências da Religião (latu senso e stricto senso) a capacitação necessária para fazer frente ao estudo do fenômeno religioso que a disciplina de ER lhes impõe. Com relação aos desafios teóricos que os professores pontuaram, as Ciências da Religião configuram como o modelo à altura de fornecer conteúdos sobre o estudo da religião como objeto de embasamento epistemológico do ER, fazendo, assim, a transposição didática tão importante para a sala de aula.
Abstract: It can be seen that the practice of Religious Education discipline (RE) is complex and requires a specific teacher preparation to face the challenges that this discipline imposes. Therefore, this work aimed to analyze the Religious Education in regard to teacher training for this discipline in the Municipality of Vila Velha-ES. The dissertation is divided into three chapters. The first deals with the historical aspect and the RE legislation, teacher training for the discipline, and the RE in the Municipality of Vila Velha city. The second chapter presents the RE models, where the model of religious studies is constituted as the epistemological aspect of discipline. In the third chapter we present a field research, developed in the city searched in late 2014. The methodology focuses on qualitative research in dialogue with the quantitative. In addition to the literature, it was applied a questionnaire to 43 out off the 70 RE teachers in the city. In this chapter, some surveyed data are confronted with the theoretical referential. The result of this work provided the possibility of recognizing that, despite certain achievements of the RE, after the No. 9495/97 law, the problems and issues haven't been solved, particularly regarding to the training / professionalization of teachers in the municipality studied. The initial training of teachers constitutes a large mosaic, given the diversity of graduations; continuing education does not respond to the needs of the teachers. Respondents seek in the Graduation courses in Religious Studies (latu sense and strictly speaking) the necessary training to tackle the study of the religious phenomenon that RE discipline imposed on them. Regarding the theoretical challenges that punctuated teachers, Religions Sciences configured as the model up to provide content on the study of religion as an epistemological foundation of object RE, making thus the didactic transposition so important to the classroom .
Keywords: Ensino Religioso, Vila Velha-ES, Formação Continuada.
Religious Education, Vila Velha-ES, Continuing Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Ciências da Religiões
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
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metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/109
Issue Date: 30-Nov-2015
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