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Tipo: Dissertação
Título: ENSINO RELIGIOSO EM VILA VELHA (ES): UMA ATUAL E BREVE REFLEXÃO SOBRE OS FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): FILHO, ELIEZER DOS SANTOS
Primeiro Orientador: Cavalcante, Ronaldo de Paula
Primeiro membro da banca: Filho, José Adriano
Segundo membro da banca: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Terceiro membro da banca: Cavalcante, Ronaldo de Paula
Quarto membro da banca: Rosa, Wanderley Pereira da
Resumo: O currículo, prática e a regulamentação do Ensino Religioso público em Vila Velha (ES), na atualidade, está em construção. Por esse motivo, é muito importante para a comunidade acadêmica, a equipe escolar e o público estudantil, saber o que vem ocorrendo nas discussões e debates entre os profissionais que trabalham com a disciplina na referida localidade. É nessa perspectiva, que é apresentado os estudos e propostas de mudanças previstas para a disciplina, como objeto de investigação neste projeto de dissertação. Dispõe-se de uma breve abordagem sobre os conteúdos e eixos temáticos propostos pelo FONAPER e, confrontados pelo Grupo de Estudos ao Currículo, criado pela Secretaria de Educação do município para avaliar se os métodos e a didática utilizados pelos professores em sala de aula estão de acordo com a legislação, proposições do Ministério da Educação e, se os alunos estão recebendo bem os conteúdos aplicados pelo professor em sala de aula, conforme as proposições referendadas nos encontros do Grupo de Estudo dos professores da disciplina. No primeiro capítulo são abordados os Fundamentos Metodológicos e Legais do Ensino Religioso no Ensino Fundamental I e II. E apresenta, a legislação vigente para a prática do ensino religioso, que no segundo capítulo faz um apanhado geral sobre a Organização Pedagógico-curricular nas escolas e, como essa organização está sendo construída, se a disciplina consta no Projeto Escolar. Por fim, o terceiro capítulo trata de entrevistas e observação do trabalho de alguns professores da Rede Municipal de Ensino. Com isso, espera-se contribuir para um Ensino Religioso Público relevante naquela municipalidade.
Resumo Alternativo: The curriculum, practice and regulations of Religious Education for the public in Vila Velha (ES), is under construction, at present moment. Owning to this reason it is very important for the academic community, school staff and the student audience, to know what is happening in the discussions and debates between professionals who work with the discipline in the said locality. In this perspective, is presented studies and proposals for changes envisaged to the subject, as a research object in thise dissertation project. Features is a brief overview of the contents and central themes proposed by FONAPER and confronted by the Curriculum Study Group, created by the city's Education Department to evaluate the methods and didactics used by teachers in the classroom are in accordance with the legislation, proposals of the Ministry of Education and, if students are receiving well the contents applied by the teacher in the classroom, according to the countersigned propositions in the teachers study group meetings. In the first chapter are discussed the Methodological Foundations and Legal of Religious Education in Primary Education I and II. It presents the current legislation for the practice of religious teaching, as in the second chapter gives an overview about the pedagogical-curricular organization at schools and the way this organization is being constructed, if the discipline contained in the School Project. At last, the third chapter deals with interviews and observing the work of some teachers from Municipal School. With this, we hope to contribute to a Government religious education relevant in that municipality.
Palavras-chave: conteúdo; currículo; didática; ensino religioso; metodologia.
content; curriculum; teaching; religious education; methodology.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
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Data do documento: 12-Mai-2016
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