Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/105
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Ronaldo de Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2245001519562954pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, José Mário-
dc.contributor.referee2Lattes- http://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee3Cavalcante, Ronaldo de Paula-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2245001519562954pt_BR
dc.creatorLITTIG, EUNICE ALDETE-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3596121238350859pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-28T19:07:46Z-
dc.date.available2015-09-23-
dc.date.available2018-08-28T19:07:46Z-
dc.date.issued2015-09-23-
dc.identifier.citationALVES, Rubem A. Protestantismo e repressão. São Paulo: Ática, 1982. ALVES, Rubem. O que é religião? Edições Loyola. São Paulo. 1999. AZZI, R. A Cristandade Colonial: Mito e Ideologia. Petrópolis: Vozes, 1987. CATÃO, Francisco A. C. A Educação no Mundo Pluralista: por uma Educação de Liberdade. São Paulo: Paulinas,1993. Confederação Nacional dos Bispos Brasileiros - CNBB - Ensino Religioso em Questão - Boletim do Setor de Ensino Religioso da CNBB. São Paulo – 2005. CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino religioso e escola pública: O curso histórico de uma polêmica entre igreja e Estado no Brasil: Faculdade de Educação da UFMG, Educação em Revista, n. 17. Belo Horizonte, 1993. CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro,2004. BRASIL. Diversidade Religiosa e Direitos Humanos – Cartilha da Diversidade. Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2004. DURKHEIM, E. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 2000. ELIADE, Mircea. Origens: história e sentido na religião. Lisboa: Edições 70, 1989. ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1999. EICHER, P. (Org.). Dicionário de conceitos fundamentais de teologia. Tradução: João Rezende Costa. São Paulo: Paulinas, 1993. FAUSTO, Boris. História Geral da Civilização Brasileira. O Brasil Republicano. (Economia e cultura). São Paulo: Difel, 1984. v. 4. FONSECA, Alexandre Brasil. Secularização, Pluralismo religioso e Democracia no Brasil. Tese de doutorado em Sociologia, USP, São Paulo. 2002. JÚNIOR, Cesar Ranquetat. Do Confessional ao Plural: uma análise sobre o novo modelo de Ensino Religioso nas escolas públicas brasileiras. 2008. Disponível em: <www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?dd99=pdf&dd1=1842>. Acesso em: 06 ago. 2014. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. O processo de escolarização do Ensino Religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. História, legislação e fundamentos do Ensino Religioso. Curitiba: IBPEX, 2008. JUNQUEIRA, Sergio Rogério Azevedo; CORREA, Rosa; HOLANDA, Angela. Ensino Religioso: Aspecto Legal e Curricular: Paulinas, 2007. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; OLIVEIRA, Lílian Blanck de. (Org.). Ensino religioso: memória e perspectivas. Curitiba: Champagnat, 2005. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; SOUSA-ALVES, Luiz Alberto. O contexto pluralista para a formação do professor de Ensino Religioso. Revista Diálogo Educacional, vol. 5, núm. 16, 2005. KADLUBITSKI, L; JUNQUEIRA, S. Cultura e Diversidade Religiosa: diálogo necessário em busca da Fraternidade Universal. Interações, v. 5, n. 8, Jul./dez., 2010. KRONBAUER, Selenir Goncalves; STROHER, Marga Janete. (Org). Educar para a convivência na diversidade. Ed Paulinas. São Paulo, 2009. Lei nº 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília; Diário oficial da União, 1996. Lei nº 9.475, de 22 de julho de 1997. Dá nova redação ao art. 33 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 1997. LOCKE, John. Carta acerca da tolerância: Segundo tratado sobre o governo; Ensaio acerca do entendimento humano, Tradução de Anoar Aiex e E. Jacy Monteiro. 2 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978. LYON, David. Pós-modernidade. São Paulo, Paulus, 1998. MALINOWSKI, Bronislaw. Magia, ciência e religião. Lisboa: Edições 70, 1988. MARIANO, Ricardo. Secularização do estado, liberdades e pluralismo religioso. 2002. Disponível em: <http://www.naya.org.ar/congresso2002/ponencias/ricardo_mariano.htm>. Acesso em: 10 fev. 2015. NAVARRO, E. A. Dicionário de tupi antigo: a língua indígena clássica do Brasil. São Paulo. Global. 2013 OLIVEIRA, Ednilson Turozi de. Ensino religioso: fundamentos epistemológicos. Editora Ibpex. São Paulo, 2009. OLENIKI, Marilac Loraine. Que critérios didático-metodológicos podem ser observados no Ensino Religioso? Curitiba – 2005. Disponível em: <http://www.gper.com.br/?sec=art18>. Acesso em: 10 fev. 2015. PANASIEWICK, Roberlei. Pluralismo Religioso Contemporâneo. Ed Paulinas. Ed Pucminas, 2. ed., Belo Horizonte, 2010. PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: construção de uma proposta. Ed Paulinas. São Paulo, 2007a. PASSOS, João Décio. O Papel do Ensino Religioso na Educação. Diálogo – Revista do Ensino Religioso, ano 12, n. 45, fevereiro de 2007b. PASSOS, João Décio; SOARES, Afonso Maria. Teologia Pública. Reflexões sobre uma área do conhecimento e sua cidadania acadêmica. Ed Paulinas. São Paulo, 2011. PASSOS, João Décio. Epistemologia do Ensino Religioso: a inconveniência política de uma área de conhecimento. Revista de Teologia e Cultura, ed. 34, ano VII, abril/maio/junho 2011. PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: mediações epistemológicas e finalidades pedagógicas, In: SENA, Luzia (Org.). Ensino Religioso e formação docente: ciências da religião e Ensino Religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006. PIKAZA, X.; SILANES, N. (Org.). Dicionário teológico – O Deus cristão. Tradução: Honório Dalbosco, São Paulo: Paulus, 1998. POZZER, Adeciret al. Diversidade Religiosa e Ensino Religioso no Brasil: memórias, propostas e desafios – obra comemorativa aos 15 anos do FONAPER. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2010. RODRIGUES, Edile Fracaro; JUNQUEIRA, Sérgio. Fundamentando pedagogicamente o ensino Religioso. Editora Saraiva. São Paulo, 2009. SILVA, Eliane Moura; KARNAL, Leandro. O Ensino Religioso na Escola Pública do Estado de São Paulo – volume 1, Secretaria de Estado da Educação-UNICAMP, São Paulo, 2002. SILVA, Bruno. Um novo conceito de Ensino Religioso: para uma formação integral do educando. Disponível em: <http://blog.newtonpaiva.br/pos/wp-content/uploads/2013/04/PDF-E5-S29.pdf>, Acesso em: 03 jan. 2015. SOARES, Afonso Maria Ligorio. Religião e educação: da ciência da religião ao Ensino Religioso. Ed. Paulinas. São Paulo, 2010. TEIXEIRA, Faustino. Interpelação do diálogo inter-religioso para a teologia. São Paulo. Paulinas. 2000. TIBA, Içami. Disciplina e limite na medida certa. Editora Gente. São Paulo, 1996. 15. ed. VOLTAIRE, Arouet, François Marie. Tratado Sobre a Tolerância. Ed. Martins Fontes. Tradução: Paulo Neves. São Paulo. WALZER, Michael. Da Tolerância. São Paulo, Martins Fontes, 1999.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/105-
dc.description.abstractThis assignment has the object of study the Confessionalism of Religious Education at Public School in the city of Cariacica (ES). It has the objective to analyze the Confessionalismo's presence in the school reality of the city. For the reserch, literature review of consecrated authors and authors who study Religious Education in the country were done and the school experience and direct observation of the student were considered. In this way, in the first chapter, Religion was defined so that relate to the object of reserch. Moreover, a historical review of Religious Education in the World, in Brazil and in the city of Cariacica was made, considering the Law of Guidelines and Bases and the Law 9475/97 which regulate the Religious Education in the country. In the second chapter, the issue of religious diversity was considered, both the national and municipal level, based on historical accounts and 2010 Census Official Data, published by the Brazilian Institute of Geography and Statistics. It was found that the Catholic and Evangelical Religion are predominant in the city of Cariacica and that there are different levels of Confessionalism in the Religious Education of the city. And then, in the third chapter, tolerance was considered as a key element to the development of Religious Education and the fight against Confessionalism in the Public School. The concept of tolerance used was based on Voltaire, Locke and Walzer settings. Development of proposals for a plural and tolerant Religious Education were suggested. Finally, the importance of combating Confessionalism and respect for religion diversity, in the school environment, were highlighted as a key part to the maturing of the subject, an essencial element in the education of students.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto de estudo o confessionalismo do Ensino Religioso (ER) na Escola Pública do município de Cariacica (ES), e objetivou analisar a presença do confessionalismo no contexto escolar do município. Para fins de desenvolvimento da pesquisa, foram realizadas pesquisas e revisão bibliográfica de autores que tratam do assunto Ensino Religioso no país, além de considerar a vivência escolar e observação direta da pesquisadora. Nesse sentido, procuramos traçar uma definição de Religião que dialogue com o objeto da pesquisa. Além disso, foi construído um histórico do Ensino Religioso no mundo, posteriormente, no Brasil, chegando até o nível municipal, considerando também a Lei de Diretrizes e Bases, e a lei 9.475/97, que regulam o Ensino Religioso no país. Foi abordada a questão da diversidade religiosa tanto no nível nacional, como municipal, com base em relatos históricos e dados oficiais do Censo 2010, publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Diante da constatação de que as religiões católica e evangélica ainda representam a maioria da população, foi possível observar que essa predominância revela também a presença de diferentes níveis de confessionalismo do Ensino Religioso em Cariacica (ES). Por isso, consideramos que a tolerância parece ser um elemento chave para o desenvolvimento do Ensino Religioso e combate às formas de confessionalismo na escola pública. Utilizamos o conceito de tolerância, a partir nas obras de Locke, Voltaire e Walzer, como referencial histórico e também na sugestão de propostas de desenvolvimento de um Ensino Religioso cada vez mais plural e tolerante. Por fim, destacamos a importância do combate ao confessionalismo e o respeito à diversidade religiosa, no ambiente escolar, como parte fundamental para o amadurecimento da disciplina como elemento imprescindível na formação do aluno.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Rosa (estagiario.mestrado@faculdadeunida.com.br) on 2018-08-28T19:07:46Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Eunice Aldete Littig.pdf: 9775884 bytes, checksum: 30206e332cc259e83b7c29036c7d9ea2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-28T19:07:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Eunice Aldete Littig.pdf: 9775884 bytes, checksum: 30206e332cc259e83b7c29036c7d9ea2 (MD5) Previous issue date: 2015-09-23en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesALVES, Rubem A. Protestantismo e repressão. São Paulo: Ática, 1982. ALVES, Rubem. O que é religião? Edições Loyola. São Paulo. 1999. AZZI, R. A Cristandade Colonial: Mito e Ideologia. Petrópolis: Vozes, 1987. CATÃO, Francisco A. C. A Educação no Mundo Pluralista: por uma Educação de Liberdade. São Paulo: Paulinas,1993. Confederação Nacional dos Bispos Brasileiros - CNBB - Ensino Religioso em Questão - Boletim do Setor de Ensino Religioso da CNBB. São Paulo – 2005. CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino religioso e escola pública: O curso histórico de uma polêmica entre igreja e Estado no Brasil: Faculdade de Educação da UFMG, Educação em Revista, n. 17. Belo Horizonte, 1993. CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro,2004. BRASIL. Diversidade Religiosa e Direitos Humanos – Cartilha da Diversidade. Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2004. DURKHEIM, E. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 2000. ELIADE, Mircea. Origens: história e sentido na religião. Lisboa: Edições 70, 1989. ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1999. EICHER, P. (Org.). Dicionário de conceitos fundamentais de teologia. Tradução: João Rezende Costa. São Paulo: Paulinas, 1993. FAUSTO, Boris. História Geral da Civilização Brasileira. O Brasil Republicano. (Economia e cultura). São Paulo: Difel, 1984. v. 4. FONSECA, Alexandre Brasil. Secularização, Pluralismo religioso e Democracia no Brasil. Tese de doutorado em Sociologia, USP, São Paulo. 2002. JÚNIOR, Cesar Ranquetat. Do Confessional ao Plural: uma análise sobre o novo modelo de Ensino Religioso nas escolas públicas brasileiras. 2008. Disponível em: <www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?dd99=pdf&dd1=1842>. Acesso em: 06 ago. 2014. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. O processo de escolarização do Ensino Religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. História, legislação e fundamentos do Ensino Religioso. Curitiba: IBPEX, 2008. JUNQUEIRA, Sergio Rogério Azevedo; CORREA, Rosa; HOLANDA, Angela. Ensino Religioso: Aspecto Legal e Curricular: Paulinas, 2007. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; OLIVEIRA, Lílian Blanck de. (Org.). Ensino religioso: memória e perspectivas. Curitiba: Champagnat, 2005. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; SOUSA-ALVES, Luiz Alberto. O contexto pluralista para a formação do professor de Ensino Religioso. Revista Diálogo Educacional, vol. 5, núm. 16, 2005. KADLUBITSKI, L; JUNQUEIRA, S. Cultura e Diversidade Religiosa: diálogo necessário em busca da Fraternidade Universal. Interações, v. 5, n. 8, Jul./dez., 2010. KRONBAUER, Selenir Goncalves; STROHER, Marga Janete. (Org). Educar para a convivência na diversidade. Ed Paulinas. São Paulo, 2009. Lei nº 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília; Diário oficial da União, 1996. Lei nº 9.475, de 22 de julho de 1997. Dá nova redação ao art. 33 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 1997. LOCKE, John. Carta acerca da tolerância: Segundo tratado sobre o governo; Ensaio acerca do entendimento humano, Tradução de Anoar Aiex e E. Jacy Monteiro. 2 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978. LYON, David. Pós-modernidade. São Paulo, Paulus, 1998. MALINOWSKI, Bronislaw. Magia, ciência e religião. Lisboa: Edições 70, 1988. MARIANO, Ricardo. Secularização do estado, liberdades e pluralismo religioso. 2002. Disponível em: <http://www.naya.org.ar/congresso2002/ponencias/ricardo_mariano.htm>. Acesso em: 10 fev. 2015. NAVARRO, E. A. Dicionário de tupi antigo: a língua indígena clássica do Brasil. São Paulo. Global. 2013 OLIVEIRA, Ednilson Turozi de. Ensino religioso: fundamentos epistemológicos. Editora Ibpex. São Paulo, 2009. OLENIKI, Marilac Loraine. Que critérios didático-metodológicos podem ser observados no Ensino Religioso? Curitiba – 2005. Disponível em: <http://www.gper.com.br/?sec=art18>. Acesso em: 10 fev. 2015. PANASIEWICK, Roberlei. Pluralismo Religioso Contemporâneo. Ed Paulinas. Ed Pucminas, 2. ed., Belo Horizonte, 2010. PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: construção de uma proposta. Ed Paulinas. São Paulo, 2007a. PASSOS, João Décio. O Papel do Ensino Religioso na Educação. Diálogo – Revista do Ensino Religioso, ano 12, n. 45, fevereiro de 2007b. PASSOS, João Décio; SOARES, Afonso Maria. Teologia Pública. Reflexões sobre uma área do conhecimento e sua cidadania acadêmica. Ed Paulinas. São Paulo, 2011. PASSOS, João Décio. Epistemologia do Ensino Religioso: a inconveniência política de uma área de conhecimento. Revista de Teologia e Cultura, ed. 34, ano VII, abril/maio/junho 2011. PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: mediações epistemológicas e finalidades pedagógicas, In: SENA, Luzia (Org.). Ensino Religioso e formação docente: ciências da religião e Ensino Religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006. PIKAZA, X.; SILANES, N. (Org.). Dicionário teológico – O Deus cristão. Tradução: Honório Dalbosco, São Paulo: Paulus, 1998. POZZER, Adeciret al. Diversidade Religiosa e Ensino Religioso no Brasil: memórias, propostas e desafios – obra comemorativa aos 15 anos do FONAPER. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2010. RODRIGUES, Edile Fracaro; JUNQUEIRA, Sérgio. Fundamentando pedagogicamente o ensino Religioso. Editora Saraiva. São Paulo, 2009. SILVA, Eliane Moura; KARNAL, Leandro. O Ensino Religioso na Escola Pública do Estado de São Paulo – volume 1, Secretaria de Estado da Educação-UNICAMP, São Paulo, 2002. SILVA, Bruno. Um novo conceito de Ensino Religioso: para uma formação integral do educando. Disponível em: <http://blog.newtonpaiva.br/pos/wp-content/uploads/2013/04/PDF-E5-S29.pdf>, Acesso em: 03 jan. 2015. SOARES, Afonso Maria Ligorio. Religião e educação: da ciência da religião ao Ensino Religioso. Ed. Paulinas. São Paulo, 2010. TEIXEIRA, Faustino. Interpelação do diálogo inter-religioso para a teologia. São Paulo. Paulinas. 2000. TIBA, Içami. Disciplina e limite na medida certa. Editora Gente. São Paulo, 1996. 15. ed. VOLTAIRE, Arouet, François Marie. Tratado Sobre a Tolerância. Ed. Martins Fontes. Tradução: Paulo Neves. São Paulo. WALZER, Michael. Da Tolerância. São Paulo, Martins Fontes, 1999.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religioso. Diversidade Religiosa. Confessionalismo. Lesligação. Cariacica. Tolerância.pt_BR
dc.subjectReligious. Education. Religious Diversity. Confessionalism. Legislation. Cariacica. Tolerance.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA DE CARIACICA (ES): DO CONFESSIONALISMO À TOLERÂNCIApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Eunice Aldete Littig.pdfDissertação - Eunice Aldete Littig9,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.