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Tipo: Dissertação
Título: O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA DE CARIACICA (ES): DO CONFESSIONALISMO À TOLERÂNCIA
Autor(es): LITTIG, EUNICE ALDETE
Primeiro Orientador: Cavalcante, Ronaldo de Paula
Primeiro membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Segundo membro da banca: Gonçalves, José Mário
Terceiro membro da banca: Cavalcante, Ronaldo de Paula
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo o confessionalismo do Ensino Religioso (ER) na Escola Pública do município de Cariacica (ES), e objetivou analisar a presença do confessionalismo no contexto escolar do município. Para fins de desenvolvimento da pesquisa, foram realizadas pesquisas e revisão bibliográfica de autores que tratam do assunto Ensino Religioso no país, além de considerar a vivência escolar e observação direta da pesquisadora. Nesse sentido, procuramos traçar uma definição de Religião que dialogue com o objeto da pesquisa. Além disso, foi construído um histórico do Ensino Religioso no mundo, posteriormente, no Brasil, chegando até o nível municipal, considerando também a Lei de Diretrizes e Bases, e a lei 9.475/97, que regulam o Ensino Religioso no país. Foi abordada a questão da diversidade religiosa tanto no nível nacional, como municipal, com base em relatos históricos e dados oficiais do Censo 2010, publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Diante da constatação de que as religiões católica e evangélica ainda representam a maioria da população, foi possível observar que essa predominância revela também a presença de diferentes níveis de confessionalismo do Ensino Religioso em Cariacica (ES). Por isso, consideramos que a tolerância parece ser um elemento chave para o desenvolvimento do Ensino Religioso e combate às formas de confessionalismo na escola pública. Utilizamos o conceito de tolerância, a partir nas obras de Locke, Voltaire e Walzer, como referencial histórico e também na sugestão de propostas de desenvolvimento de um Ensino Religioso cada vez mais plural e tolerante. Por fim, destacamos a importância do combate ao confessionalismo e o respeito à diversidade religiosa, no ambiente escolar, como parte fundamental para o amadurecimento da disciplina como elemento imprescindível na formação do aluno.
Resumo Alternativo: This assignment has the object of study the Confessionalism of Religious Education at Public School in the city of Cariacica (ES). It has the objective to analyze the Confessionalismo's presence in the school reality of the city. For the reserch, literature review of consecrated authors and authors who study Religious Education in the country were done and the school experience and direct observation of the student were considered. In this way, in the first chapter, Religion was defined so that relate to the object of reserch. Moreover, a historical review of Religious Education in the World, in Brazil and in the city of Cariacica was made, considering the Law of Guidelines and Bases and the Law 9475/97 which regulate the Religious Education in the country. In the second chapter, the issue of religious diversity was considered, both the national and municipal level, based on historical accounts and 2010 Census Official Data, published by the Brazilian Institute of Geography and Statistics. It was found that the Catholic and Evangelical Religion are predominant in the city of Cariacica and that there are different levels of Confessionalism in the Religious Education of the city. And then, in the third chapter, tolerance was considered as a key element to the development of Religious Education and the fight against Confessionalism in the Public School. The concept of tolerance used was based on Voltaire, Locke and Walzer settings. Development of proposals for a plural and tolerant Religious Education were suggested. Finally, the importance of combating Confessionalism and respect for religion diversity, in the school environment, were highlighted as a key part to the maturing of the subject, an essencial element in the education of students.
Palavras-chave: Ensino Religioso. Diversidade Religiosa. Confessionalismo. Lesligação. Cariacica. Tolerância.
Religious. Education. Religious Diversity. Confessionalism. Legislation. Cariacica. Tolerance.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: ALVES, Rubem A. Protestantismo e repressão. São Paulo: Ática, 1982. ALVES, Rubem. O que é religião? Edições Loyola. São Paulo. 1999. AZZI, R. A Cristandade Colonial: Mito e Ideologia. Petrópolis: Vozes, 1987. CATÃO, Francisco A. C. A Educação no Mundo Pluralista: por uma Educação de Liberdade. São Paulo: Paulinas,1993. Confederação Nacional dos Bispos Brasileiros - CNBB - Ensino Religioso em Questão - Boletim do Setor de Ensino Religioso da CNBB. São Paulo – 2005. CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino religioso e escola pública: O curso histórico de uma polêmica entre igreja e Estado no Brasil: Faculdade de Educação da UFMG, Educação em Revista, n. 17. Belo Horizonte, 1993. CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro,2004. BRASIL. Diversidade Religiosa e Direitos Humanos – Cartilha da Diversidade. Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2004. DURKHEIM, E. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/105
Data do documento: 23-Set-2015
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